Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Sociedade

Sociedade

A UBI assume uma política ativa de cooperação com os atores locais e regionais, constituindo-se como eixo de redes de desenvolvimento e de intermediação entre a região e os planos nacional e internacional.

Img:

O impacto da UBI no desenvolvimento da Covilhã e da região é desde logo visível na recuperação de edifícios fabris e sua conversão em instalações universitárias, preservando o património histórico da cidade numa singular combinação entre o antigo e o moderno. Esta revitalização do cenário urbano é fomentada a partir das ribeiras que serpenteiam nas vertentes da Serra da Estrela, envolvendo a cidade, e complementada pela construção, a Sul, da Faculdade de Ciências da Saúde.

Também a vida cultural da região beneficia da presença da Universidade da Beira Interior, da juventude que a percorre e das muitas iniciativas promovidas pelos diversos grupos gerados no seio da academia: pintura, teatro, cinema, música, fotografia e    graffiti são algumas das expressões artísticas mais presentes no quotidiano da comunidade covilhanense.  

Mas tão ou mais importante é a dinamização induzida no tecido empresarial, não só ao nível da formação de quadros técnicos, mas também pela colaboração e participação da UBI em entidades externas, de que há a referir a AFTEBI e o Parkurbis, entre outras. Saliente-se ainda a melhoria dos serviços prestados à população: os serviços de saúde que hoje se prestam à população nos hospitais distritais da região beneficiam dos protocolos celebrados com a Faculdade de Ciências da Saúde.

A estes vetores junta-se o papel de intermediação que a UBI protagoniza entre o regional, o nacional e o internacional, fator crítico para a inserção baseada no conhecimento e positivamente diferenciadora da região na economia global. A universidade é uma presença do universal no local e no regional. Uma presença importante como forma de o qualificar, desenvolver e elevar à escala global do mundo.

Data da última atualização: 30-01-2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.