Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biomedicina

Biomedicina

3º Ciclo     Departamento de Ciências Médicas

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Biomedicina

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
5447
Área CNAEF 721 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 7020/2021 - DR 2.ª série, n.º 136 de 15 de julho
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 02-02-2018
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Ef 1275/2011 de 18-03-2011 Registos de alteração: R/A-Ef 1275/2011/AL01 de 18-05-2021
Regime de Funcionamento No “Curso de Doutoramento” (1º ano) há regime diurno com disciplinas em horário laboral e outras em horário pós-laboral. Nos anos posteriores o estudante tem diferentes possibilidades de distribuição do tempo dedicado no desenvolvimento do projecto de investigação. A calendarização do curso inclui quer aulas de contacto presencial, quer aulas e trabalhos em plataforma de e-learning.
ECTS 180
Outras Informações Valor de Propina: 2.000.00€
(Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão Os candidatos devem cumprir uma das seguintes condições:
a) Ser titulares do grau de Mestre ou equivalente legal;
b) Ser titulares de Licenciatura e ter concluído o curso antes da sua adequação no âmbito do processo de Bolonha.
c) Ser titulares com grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão de Curso como atestando capacidade para a realização deste 3º ciclo e seja aprovado pelo Conselho Científico.
d) Ser detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão de Curso como atestando capacidade para a realização deste 3º ciclo e seja aprovado pelo Conselho Científico.
É aconselhado pela Comissão de Curso que as habilitações académicas dos candidatos sejam nas áreas das Ciências da Saúde ou das Ciências Biológicas.
Vagas 25 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Biomedicina 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O 3º ciclo em Biomedicina tem como principal objectivo preparar profissionais com as capacidades necessárias para realizar e comunicar aspectos científicos de elevado nível de conhecimento em Biomedicina
O curso possui um programa de disciplinas no primeiro ano que têm como objectivo o de complementar os conhecimentos que os alunos já possuem para iniciar um projecto de investigação e a própria determinação do projecto. Os alunos são orientados por investigadores da UBI e/ou de outra instituição para planificar e desenvolver um projecto de investigação científica na área indicada durante o curso.
O curso destina-se a pessoas com graduação na área das Ciências da Saúde e afins.
Os alunos devem apresentar o resultado final do desenvolvimento do seu projecto (publicações, patentes, invenções...) numa Tese de Doutoramento, escrita segundo as normas da UBI, e que é defendida perante um júri formado por professores e/ou investigadores qualificados na área do doutoramento.
Competências O 3º ciclo conducente ao grau de Doutor em Biomedicina tem como principal objectivo preparar profissionais para que possuam as seguintes características:
a) Capacidade de compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade da Biomedicina;
b) Competências, aptidões e conhecimento de metodologias de investigação associadas à Biomedicina, nas suas várias vertentes;
c) Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação na área da Biomedicina;
d) Capacidade para realizar trabalhos de investigação que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento
e) Capacidade de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas;
f) Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;
g) Capacidade de promover o progresso tecnológico, social e/ou cultural.
Saídas Profissionais A obtenção do grau de Doutor em Biomedicina permite o acesso a diferentes lugares de carreira no âmbito da administração ou nas empresas, para os quais é necessário, demandado ou aconselhado ter o grau de Doutor em Biomedicina. Por outro lado a consecução do curso da uma série de capacidades de alto nível aos alunos que permitirão o acesso a postos de trabalho altamente qualificados em diferentes âmbitos da actividade profissional relacionados com as Ciências da Saúde.
Infraestruturas A investigação científica em Saúde é incentivada na nossa universidade através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), que é uma Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CICS-UBI tem como missão estimular a produção de conhecimento e saber científico na área das Ciências da Saúde.
As actividades de investigação do CICS-UBI envolvem:
a) O desenvolvimento de linhas de investigação comtemplando as componentes de investigação básica, clínica e epidemiológica. Estas incluem domínios como a neurodegeneração, endocrinologia e reprodução, hipersensibilidade e inflamação e doenças cardiovasculares.
b) O desenvolvimento de processos que integram diferentes âmbitos tecnológicos para responder aos novos desafios que envolvem a produção ou modificação de produtos ou processos relevantes para a aplicação industrial ou com interesse biomédico.
O CICS-UBI obteve a classificação de “MUITO BOM” na última avaliação da FCT.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Acordos Erasmus+

  • Universitat de Lleida • Espanha • Duração: A

Prémios

Departamento de Ciências Médicas

Avenida Infante D. Henrique
6200-506 Covilhã
275 329 002
275 329 003
5003

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Graça Maria Fernandes Baltazar  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Graça Maria Fernandes Baltazar
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Mafalda Fonseca

Comissões

Comissão Científica
Graça Maria Fernandes Baltazar
Ana Mafalda Loureiro Fonseca
Carla Patrícia Alves Freire Madeira da Cruz
Fani Pereira de Sousa
Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro

Comissão de Creditação
Graça Maria Fernandes Baltazar
Ana Mafalda Loureiro Fonseca
Fani Pereira de Sousa
Sílvia Cristina da Cruz Marques Socorro
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2019-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.