Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gerontologia

Gerontologia

2º Ciclo     Departamento de Ciências Médicas

Ano:
Plano de Estudos   Gerontologia
Código DGES
6137
Área CNAEF 723 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 1268/2014 - DR 2.ª série, n.º 18, 27 janeiro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação preliminar A3ES, 12-12-2011
Registo DGES R/A-Ef 1345/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Misto
ECTS 120

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão Grau de licenciatura nas áreas de Ciências da Saúde ( Medicina, Enfermagem e areas afins) ou licenciatura em Sociologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição e Tecnologias da Saúde.
Vagas 20 (2015)

Sobre

Objetivos Gerais O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Gerontologia enquadra-se no ensino superior universitário e tem como objectivo fundamental preparar mestres com uma formação científica, técnica, humana e cultural adequada à sua inserção num mercado de trabalho cada vez mais importante e emergente na actual sociedade portuguesa que vem apresentando um rápido envelhecimento demográfico.
O curso de mestrado em Gerontologia assenta num curriculum que prevê o desenvolvimento de competências profissionais de avaliação e intervenção na área de gerontologia pelo que será de grande importância para todos aqueles que estão envolvidos directamente na assistência aos idosos, nomeadamente nas áreas de medicina, psicologia, enfermagem, farmácia, terapia ocupacional, fisioterapia e trabalho social.
Competências Ao concluir o curso de mestrado em Gerontologia o estudante deverá:
1.Ser capaz de desenvolver competências e metodologias de actuação na área da Gerontologia e aplicá-los na compreensão e resolução de questões em contextos multidisciplinares relacionados com a saúde dos idosos.
2.Demonstrar autonomia, espírito crítico e criatividade numa área emergente de um mercado de trabalho, principalmente a nível nacional, facilitando a integração e valorização profissional nesta área.
3.Ser capaz de desenvolver projectos profissionais ou de investigação científica e tecnológica na área da gerontologia e geriatria
4.Contribuir para uma melhoria na prestação dos serviços de saúde à população de idosos
Saídas Profissionais O 2º ciclo conducente ao grau de Mestre em Gerontologia, pretende oferecer aos licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Ciências Farmacêuticas, fisioterapia, Serviços sociais e áreas afins, acesso a uma formação especializada e avançada em Gerontologia. Esta formação permitirá aos detentores do grau de Mestre em Gerontologia desempenhar tarefas em áreas diversas de atenção a saúde do idosos, nomeadamente em hospitais, Centro de Saúde, Centro de dias, lares, com qualidade, eficiência e proporcionando uma melhor qualidade de vida para população idosa.
Infraestruturas O Curso de mestrado em Gerontologia funciona na Faculdade de Ciências da Saúde que dispõe de inúmeros espaços onde os alunos usufruem de um ensino de qualidade. Este curso irá funcionar com assistência presencial a seminários orientadores e através da plataforma Moodle, que consiste numa estrutura bastante intuitiva e de fácil utilização. As avaliações trimestrais presenciais, quatro no total do primeiro ano , decorrem na Faculdade de Ciências da Saúde.
Destaca-se também o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), que é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento interdepartamental financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O CICS desenvolve estudos de investigação laboratorial, clínica e epidemiológica.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Ciências Médicas

Avenida Infante D. Henrique
6200-506 Covilhã
275 329 002
275 329 003

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz Patto
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.