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Branding e Design de Moda

2º Ciclo     Departamento de Artes

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Branding e Design de Moda

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
M395
Área CNAEF 214 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 9530/2023
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 07-02-2023
Relatório de Autoavaliação
Registo DGES
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Curso em associação com a Universidade Europeia - IADE
A componente lectiva do 2.º Ciclo de “Branding e Design de Moda”, que coincide com o 1.º e o 2.º semestres do curso, funciona na íntegra nas instalações do IADE.
Página do curso na Universidade Europeia - IADE
Valor de Propina: Nacionais 4605.00€
(Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

Os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de licenciado nas áreas de Marketing, Publicidade, Design ou Fotografia e áreas afins, obtido em Instituições nacionais ou estrangeiras;
b) Possuir outra licenciatura ou ser detentor de um currículo académico e profissional que demonstre uma adequada base científica para a frequência do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.

Vagas 38 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Branding e Design de Moda 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais 1. Satisfazer uma área de actividade profissional, relacionando o design de moda com o branding, carenciada em Portugal e na Europa, devido ao crescimento da terciarização do negócio da moda
2. Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, marketing e branding, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas
3. Integrar as competências das instituições proponentes do curso, design de moda (UBI) e marketing e branding (IADE), para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda
4. Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo
5. Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria de moda e do mercado consumidor e cosmopolita, enriquecendo o seu perfil profissional, assente no conhecimento científico e multicultural e na prática experimental
Competências No final do curso o estudante deve:
1. Ter capacidade de explorar os conhecimentos sobre a forma de pensar do ser humano para construir estratégias para gestão emocional das marcas de moda.
2. Saber interpretar as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, de modo a poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais, para melhorar a qualidade das actividades de designer ou gestor de marca.
3. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto de branding e design de moda, estruturando as estratégias das etapas do processo criativo de gestão da marca, de design de moda e desenvolvimento de produto.
4. Ter capacidade de gerir um projecto integrado de marketing, design e publicidade, com foco no consumidor, a partir do ‘DNA’ da marca, seja ela nova ou em re-branding, numa perspectiva exploratória, inovadora e de criatividade.
5. Ter capacidade para a avaliação de uma marca, podendo sugerir, dentro da ética profissional, novos posicionamento, acções publicitárias, design e mix de produtos, entre outras.
Saídas Profissionais A atividade profissional dos Mestres em Branding e Design de Moda implementa os conceitos de marketing, design e comunicação, reveste-se da forma de consultoria ou inserida em empresas comerciais ou industriais e assenta na:
- Criação e gestão de marcas de moda no mercado contemporâneo,
- Produção de moda,
- Elaboração de coleções de moda com foco no mercado,
- Sourcing de produtos para coleções de moda.
Este 2º ciclo de estudos permite ainda transferir competências para prosseguir:
- Carreira docente e de investigação nas áreas afetas ao branding e design de moda,
- Estudos com a frequência do 3º ciclo de estudos - Doutoramento.
Infraestruturas O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI dispõe de laboratórios e oficinas, que permitem a conceção, experimentação e concretização de projetos de design de moda:
Atelier Fiação e não-tecidos
Atelier Tecelagem e Malhas
Lab Tinturaria, estampagem e acabamento
Atelier Modelagem e confeção
Lab CAD
Lab Ensaios físicos de fibras e fios
Lab Ensaios físicos de têxteis laminares.
A UBI dispõe ainda de espaços letivos, Bibliotecas e Centro de Informática.

Instalações da ESMP/IADE:
Agência escola
Studio lab de comunicação para os alunos da ESMP.
Biblioteca António Quadros
Compreende atualmente cerca de 8000 títulos monográficos e cerca de 60 títulos de publicações periódicas, das quais 20 são publicações estrangeiras.
Laboratório de Fotografia, Laboratório de Audiovisuais e Laboratório Digital
Dispõem de estrutura tecnológica de apoio a todos os alunos e professores em atividades multimídia.
IADE Chiado Center
Centro cultural que oferece 6 salas de aula distintas.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Acordos Erasmus+

  • Estación Diseño - Escuela Superior de Diseño • Espanha • Duração: S
  • Universidad del Pais Vasco • Espanha • Duração: A • Ver acordão
  • Escuela de Diseño Ceade-Leonardo • Espanha • Duração: S • Ver acordão
  • Sapienza Università di Roma • Itália • Duração: S • Ver acordão

Prémios

Departamento de Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
275 242 024
1202

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Caroline Loss  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Caroline Loss
Foto Nome
Coordenador/a de Curso no IADE
Octávio Alcântara

Comissões

Comissão Científica
Caroline Loss
Octávio Alcântra (IADE-EU)
Catarina Isabel Grácio de Moura
Rafaela Noro Grando
Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia
Carlos Miguel Lopes Rosa (IADE-EU)
Fernando Oliveira (IADE-EU)
José António Rousseau (IADE-EU)

Comissão de Coordenação Pedagógica
Caroline Loss
Coordenadores Ano
Catarina Isabel Grácio de Moura (1º)
José António Rousseau (IADE-EU) (2º)
Delegados Ano
Margarida Gouveia Marçal de Jesus (1º)
David Coelho (2º)

Comissão de Creditação
Caroline Loss
Rafaela Noro Grando
Octávio Alcântra (IADE-EU)
Catarina Isabel Grácio de Moura
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2020-01-16
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