Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia

Biotecnologia

2º Ciclo     Departamento de Química

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Biotecnologia

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
9399
Área CNAEF 524 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 8773/2016 - DR 2.ª série, n.º 129, 07 julho | Declaração Retificação n.º 742/2016 - DR 2.ª série, n.º 137, 19 julho
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 23-05-2022
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Cr 94/2011 de 27-07-2011
Registos de alteração: R/A-Cr 94/2011/AL01 de 21-06-2016
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 1037.20€ / Internacionais 1.500€ (Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

São admitidos alunos com o 1.º ciclo completo em Biotecnologia ou em cursos de áreas afins como Bioquímica, Ciências Biomédicas e Química Industrial. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.

Vagas 25 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Biotecnologia 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biotecnologia tem como objetivo fornecer uma formação avançada, multidisciplinar e integrada na área da Biotecnologia, proporcionando um conhecimento aprofundado dos processos biológicos bem como das suas possíveis aplicações em áreas como a saúde, o ambiente e alimentar. Este 2º Ciclo tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências práticas avançadas e de investigação, formando profissionais bem treinados no campo da biotecnologia, com espírito crítico e empreendedor, com capacidade para identificar problemas e encontrar, de forma autónoma, soluções práticas e inovadoras no desenvolvimento de produtos, bens e serviços na área da Biotecnologia e afins. Os objetivos deste Ciclo visam responder à crescente necessidade de profissionais com formação avançada em Biotecnologia bem como contribuir para aplicação prática dos novos conhecimentos produzidos pela investigação básica e transferência de soluções para a indústria.
Competências O 2º Ciclo em Biotecnologia desenvolve nos estudantes competências científicas e técnicas avançadas nas diferentes áreas da Biotecnologia, dotando-os de capacidade para desenvolver ou otimizar processos com base numa visão global e integradora. Os estudantes que concluem o 2º ciclo serão capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões específicas, nomeadamente situações novas em contextos alargados e multidisciplinares. O 2º Ciclo promove ainda a aquisição de competências transversais, tais como o desenvolvimento do espírito empreendedor; capacidade de utilizar sistemas e ferramentas informáticas e análise estatística na recolha e processamento de dados; capacidade de planear, realizar e analisar criticamente os resultados obtidos e propor soluções para os problemas encontrados através da consulta de diferentes tipos de literatura científica disponível; desenvolvimento de trabalho de equipa de acordo com princípios éticos e competências de comunicação.

Saídas Profissionais Os estudantes formados no Mestrado em Biotecnologia serão capazes de responder aos desafios colocados por um sector em grande desenvolvimento, a nível nacional e internacional, estabelecendo a ligação entre a investigação laboratorial e as atividades industriais e comerciais.
A abrangência da sua formação proporcionará aos Mestres em Biotecnologia saídas profissionais diversificadas, tanto industriais como de serviços, desde as indústrias farmacêutica, agroalimentar à área ambiental ou afins, abrangendo as áreas de investigação e desenvolvimento tecnológico, produção, controlo de qualidade, regulamentação, transferência de tecnologia, serviços comerciais e gestão.
Infraestruturas O 2º Ciclo em Biotecnologia funcionará maioritariamente nas Faculdades de Ciências e de Ciências da Saúde, que dispõem de várias salas e laboratórios de ensino assim como de vários laboratórios especializados nos seus centros de Investigação, onde os estudantes poderão desenvolver os seus projetos de investigação no 2º ano. Conta ainda com o apoio dos laboratórios da Escola Superior Agrária e do Centro de Biotecnologia de Plantas de Castelo Branco

Existem, ainda, infraestruturas de apoio ao ensino de âmbito geral da Universidade, como a Biblioteca Central com acesso a diferentes Bases de dados bibliográficas on-line, Centro de Informática, wireless do tipo WLAN em toda a Universidade com acesso permanente à Internet.

A UBI disponibiliza também aos estudantes cantinas e bares com serviço de refeições, várias residências, centro médico e pavilhão gimnodesportivo.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Acordos Erasmus+

  • Universidad del Pais Vasco • Espanha • Duração: A
  • Universitat de Lleida • Espanha • Duração: S
  • Universidad de Coruña • Espanha • Duração: A
  • Universidad de Extremedura • Espanha • Duração: A
  • Czestochowa University of Technology • Polónia • Duração: S
  • University of Rzeszow • Polónia • Duração: S
  • Università degli Studi di Torino • Itália • Duração: A • Ver acordão

Prémios

Departamento de Química

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 021
1452
275 319 730

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Ana Cristina Mendes Dias Cabral  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa

Comissões

Comissão Científica
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Fernanda da Conceição Domingues
Fani Pereira de Sousa
Luís António Paulino Passarinha
Maria José Aguilar Madeira
Rogério Manuel Santos Simões

Comissão de Coordenação Pedagógica
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Coordenadores Ano
Maria José Aguilar Madeira (1º)
Fani Pereira de Sousa (2º)
Delegados Ano
João Miguel Carvalho Freire Boga (1º)
Regina Maria Marques Azevedo (2º)

Comissão de Creditação
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Fernanda da Conceição Domingues
Fani Pereira de Sousa
Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.