Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. GESPA – Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni
  5. Alumni

Alumni

Contactos

R. Marquês D'Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
275319700
1188
Img:

O Gabinete dos Alumni tem como missão estabelecer uma relação forte com os antigos alunos, potenciando a criação de um conceito de comunidade académica global, que contribua para a promoção e preservação do património cultural e de capital humano da Universidade da Beira Interior.

A dinamização de uma relação de proximidade com os antigos alunos da Universidade da Beira Interior é um dos fortes compromissos que a equipa reitoral assumiu no âmbito do seu plano de ação, os nossos alumni.

Os Alumni constituem um dos principais ativos da Instituição e são a expressão máxima do sucesso da UBI no cumprimento da sua missão de ensino, formação e investigação. O seu percurso de vida e o exemplo de sucesso profissional, associados a um sentimento de pertença à academia, despertam entusiasmo nos novos estudantes, são exemplos que fomentam a aprendizagem e consolidam o prestígio da Universidade da Beira Interior.

Conhecedores da dimensão social e cultural da Universidade os Alumni asseguram uma ligação privilegiada à sociedade e ao tecido produtivo. São por isso chamados a intervir no desenvolvimento da Universidade, a participar na sua divulgação e valorização, a incentivar a cooperação interinstitucional e a atuarem ativamente como cidadãos do mundo.

A nossa ambição é vincular todos aqueles que se graduaram ou estudaram na UBI, seguindo o mote” uma vez ubiano para sempre ubiano”.

 

Testemunhos

 

Alumnus: Rodrigo Resende da Silva

Naturalidade: Lisboa

Curso: Engenharia Informática

Ano de Entrada na UBI: 2007

Influenciado pelo exemplo do pai, cuja profissão e estilo de vida o fascinavam desde criança, tentou seguir-lhe as pisadas. A escolha foi óbvia e Engenharia informática foi o destino de Rodrigo Resende da Silva. Com um percurso eclético na área, e com ideias claras acerca do seu futuro, está neste momento em Londres, onde concilia a função de developer e arquiteto de software numa parceria com a Microsoft e consultor, Através da própria empresa, criada em setembro do ano passado.

Ver testemunho

 

 

Alumnus: Tiago Ferreira Dias

Naturalidade: Resende

Curso: Engenharia Informática

Ano de Entrada na UBI: 2005

Proveniente de uma pequena vila junto ao Douro, saiu de Resende com o objetivo de crescer profissionalmente na área de Tecnologias da Informação. Tiago Ferreira Dias Licenciou-se na UBI em Engenharia Informática e não esquece a instituição que o formou, nem a cidade que o acolheu em 2005. Contando no currículo com passagens por várias cidades do país e em diferentes áreas dentro da Engenharia Informática, os desafios têm sido os impulsos que necessita para encarar a vida e trilhar o seu percurso profissional.

Ver testemunho

 

 

 

Alumnus: José Oliveira

Naturalidade: Moçambique

Curso: Engenharia Química

Ano de Entrada na UBI: 1982

É da geração de 82/83 de Engenharia Química da UBI, curso que seguiu quase por teimosia. Manifestando o entusiasmo pelo crescimento da instituição que conheceu no início dos anos 80, José Oliveira recorda os tempos de partilha, de amizade e de genuinidade da Covilhã.

Ver testemunho

 

 

Alumnus: Mukandu Kabandu

Naturalidade: República Democrática do Congo

Curso: Engenharia Têxtil

Ano de Entrada na UBI: 1982

Oriundo da República Democrática do Congo, é o primeiro africano graduado do ensino superior na Covilhã. Beneficiando de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, Mukandu Kubandu chegou à Covilhã em 1982 para fazer a licenciatura em Engenharia Têxtil, tendo sido um dos fundadores da Associação de Estudantes do então Instituto Universitário da Beira Interior.

Ver testemunho

 

 

Alumnus: Ricardo Monteiro (Tarantini)

Naturalidade: Baião

Curso: Ciências do Desporto

Ano de Entrada na UBI: 2001

No mundo do futebol é conhecido por Tarantini. Em 2001, a Covilhã cruzou-se-lhe no caminho e ainda hoje, passados 16 anos. Confessa que foi na cidade e na UBI que passou os melhores anos da sua vida.

Ricardo Monteiro licenciou-se em Ciências do Desporto, regressando mais tarde para fazer o Mestrado, que concluiu em 2014, ferramentas que fez questão de adquirir para continuar a ter sucesso depois dos relvados.

Ver testemunho

 

 

Alumnus: Cláudio Pereira

Naturalidade: Covilhã

Curso: Gestão

Ano de Entrada na UBI: 1996

Entrou na UBI em 1996 para tirar Gestão e foi na UBI que recolhe ensinamentos que ainda hoje lhe permitem desenvolver a sua atividade profissional. Cláudio Pereira fundou uma entidade de formação profissional na Covilhã que leva já 10 anos de atividade e que tem já visibilidade nacional e internacional na área.

Ver testemunho

 

 

Alumnus: Filipe Gonçalves

Naturalidade: Leiria

Curso: Ciências da Comunicação

Ano de Entrada na UBI: 1999

Apaixonado pelo desporto, soube desde cedo que era jornalista que queria ser. Ainda durante o Curso de Ciências da Comunicação, Filipe Gonçalves começou por trabalhar aos fins-de-semana e nas férias numa delegação da TVI, tendo ido mais tarde para Lisboa. Seguiu-se a SportTV, equipa onde alinha há já 12 anos.

Ver testemunho

 

Data da última atualização: 10/05/2022
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.