3. Encontro de antigos alunos - UBI | ALUMNI - 40 anos depois

Encontro de antigos alunos - UBI | ALUMNI - 40 anos depois

Evento será o ponto de encontro dos estudantes que passaram pelo Ensino Superior, na Covilhã. As inscrições estão abertas até 12 de fevereiro.

16 de fevereiro de 2019

No âmbito dos 40 anos de ensino universitário, terá lugar este sábado, dia 16 de fevereiro, mais um Encontro de Antigos Alunos da UBI denominado “Quarenta anos depois”, evocativo dos momentos vividos pelos estudantes que ingressaram no Ensino Superior na Covilhã, com enfoque nos anos letivos de 1974/75 a 1980/81.

Este encontro, organizado com o apoio do Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, pretende recordar o que foi o ambiente vivido no então Instituto Politécnico da Covilhã, que deu origem ao Instituto Universitário da Beira Interior e, posteriormente, à Universidade da Beira Interior. Tendo iniciado as suas atividades em 17 de fevereiro de 1975, pretende-se igualmente valorizar o esforço, a visão e a persistência dos seus responsáveis, que conduziram à instituição que hoje conhecemos.
A Comissão Organizadora convida todos os antigos estudantes, docentes e colaboradores a associarem-se a este encontro alumni.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas através do formulário disponível online aqui, até 12 de fevereiro de 2019, devendo os interessados remeter comprovativo de inscrição - ficha e pagamento via e-mail para alumni@ubi.pt podendo quaisquer informações ainda ser obtidas pelo telefone 275242056 /963410586 (Gabinete Alumni) ou junto da Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora - 2019
António de Jesus Coelho, telef. 965146607; Luis Filipe Gabriel Pereira, telef. 910062853

9h30 | Visita guiada à Faculdade de Ciências
(estacionamento do parque dos aviões, aberto)
11h30 | Na Galeria do Museu de Lanifícios – Núcleo da Real Fábrica de Panos:
- Exposição - Mostra “UBI|ALUMNI - Onde estás? Onde estiveste? / Quem somos? Quem fomos?”
12h00 | Celebração Eucarística - Missa de homenagem pelos antigos estudantes, docentes e funcionários falecidos,  (Capela de São Martinho)
(estacionamento do parque dos aviões, aberto)
13h00 | Almoço (UBI – Polo I: refeitório dos SASUBI na Faculdade de Engenharia)
- Confraternização
– Projeção de imagens “Memórias da UBI”
16h30 | Sarau Cultural (Anfiteatro 8.1 – Faculdade de Engenharia)
18h00 | Lanche / Bolo Comemorativo
- Confraternização

EXPOSIÇÃO
Mostra “UBI|ALUMNI - Onde estás? Onde estiveste? / Quem somos? Quem fomos?“
No âmbito do evento “40 Anos depois” pretende-se com o regresso dos Alumni à instituição, para além de um são convívio, contribuir para manter e/ou reatar uma relação pessoal e afetiva, por vezes perdida, com a instituição e, com esta Exposição – Mostra dar continuação à promoção junto da comunidade UBIana das empresas / instituições em que os alumni desenvolvem ou desenvolveram a sua atividade, produtos e/ou serviços oferecidos.

PROJEÇÃO
“Memórias da UBI”
A Universidade da Beira Interior, através do Museu de Lanifícios, tem por objetivo constituir um fundo documental histórico que preserve as suas memórias, cujas raízes remontam ao Instituto Politécnico da Covilhã, instituído em 1973.
No âmbito do evento “40 anos depois”, promove-se para o projecto coletivo iniciado em 2018 “Memórias da UBI” a participação do público em geral e, em especial, de todos os que passaram pela instituição ou a têm como referência e que terão muitas histórias para contar através de imagens que ainda conservam.
Assim, apela-se aos Alumni, que contribuam para este projeto de reconstituição das “Memórias da UBI” com a doação ou depósito de documentos textuais ou iconográficos (cartazes, fotografias, em positivo ou negativo, ilustrações, entre muitos outros registos de imagens), que, em originais, deverão ser entregues no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, centro responsável pela conservação dos acervos documentais. A entrega em formato digital após preenchimento de questionário é submetida para o email muslan@ubi.pt

Ementa

Data da última atualização: 2019-01-25