Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigação coordenada por docente da UBI centrada no treino da força envolve mais de 500 pessoas

Investigação coordenada por docente da UBI centrada no treino da força envolve mais de 500 pessoas

  • NOTÍCIA
  •   09 de fevereiro de 2018  

Mário Marques, docente da UBI e investigador do CIDESD, é o coordenador da investigação.

Ficheiro com o nome: inv_cidesd

 

O desenvolvimento e a melhoria da força e da potência muscular em diferentes populações tem sido o foco dos trabalhos desenvolvidos por um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). De acordo com a Newsletter de fevereiro deste Centro, as recolhas de dados já envolveram mais de 500 pessoas, entre atletas de alto rendimento, crianças e idosos. Agora, procura-se desenvolver linhas de orientação que podem ajudar treinadores e profissionais de Educação Física a definir com maior rigor programas especificamente orientados para a maximização da força e da potência muscular.

“A melhoria da força é uma necessidade prioritária se se pretende obter o êxito na preparação de atletas e na melhoria da qualidade de vida das populações, em particular nos idosos. Contudo, como cada modalidade desportiva tem as suas necessidades relativamente à quantidade e ao tipo de treino necessário para o desenvolvimento e melhoria da força, o mais adequado não é estudar a sua aplicação caso a caso, mas tratar os princípios e leis fundamentais que regem o seu treino, para que cada treinador disponha dos fundamentos suficientes que lhe permita interpretar e adaptar de forma adequada a preparação da força como capacidade motora vital”, explica, à Newsletter, Mário Marques, docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e investigador do CIDESD que tem coordenado os trabalhos de investigação.

Mais informações sobre a investigação, que envolve outros docentes e investigadores da UBI (Daniel Marinho, Henrique Neiva e Ana Alves), encontram-se disponíveis na Newsletter #16, de fevereiro de 2018.

Data da última atualização: 2018-02-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.