3. Projetos na UBI entre os melhores do PROTOTRANSFER

Projetos na UBI entre os melhores do PROTOTRANSFER

•   08 de março de 2018

As ideias apresentadas ao Concurso promovido pelo INESPO III vão ser desenvolvidas com o objetivo de originarem novos produtos ou serviços.

Ficheiro com o nome: prototransfer 2018

Três projetos desenvolvidos na Universidade da Beira Interior (UBI) foram selecionados para o PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III, projeto que é liderado pela UBI. GEOGREEN TESTBED - Sistema modular que permite a criação de superfícies verdes em fachadas de edifícios (2.º lugar) e DegraPav – Auscultação de Degradações Superficiais de Pavimentos Rodoviários e Aeroportuários (3.º) foram mesmo considerados dois dos três melhores entre os 83 apresentados. A terceira proposta da UBI é um Sistema para a criação de obstáculos que pode ser acoplado ou integrado em tapetes rolantes.

No caso da Universidade da Beira Inteirior, foram apresentadas 13 candidaturas no total, provenientes das áreas de Engenharia, Ciências da Saúde e Desporto.

As três ideias selecionadas farão agora parte do conjunto de 21 projetos que beneficiarão de ajudas económicas de 4.000 euros para a materialização dos protótipos, assim como programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo e à criação de empresas que se vão desenvolver nos próximos meses. Vão ainda beneficiar de instalações para o desenvolvimento do protótipo. O período de execução dos projetos vencedores inicia-se este mês e estará finalizado a 30 de novembro de 2018.

A Comissão de Seleção Transfronteiriça constituída para o efeito registou as 83 candidaturas ao Prototransfer de sete universidades portuguesas e espanholas que compõem o consórcio, considerando como excelente a qualidade dos projetos apresentados, assim como a multidisciplinariedade dos seus promotores e a implicação empresarial que apresentam. Com este programa pretende-se impulsionar atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e o desenvolvimento de protótipos, de forma a obter um produto ou um processo com potencial de ser comercializado no mercado.

Esta atividade é apoiada financeiramente pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V, POCTEP 2014-2020, apresentando-se como uma das ações principais promovidas pela rede INESPO III, constituída por um consórcio de nove entidades, de que fazem parte a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e também os parceiros espanhóis da Fundación General da Universidad de Salamanca, a Fundación General da Universidad de Valladolid, a Fundación General de La Universidad de Léon y de la Empresa, a Universidad Pontífica de Salamanca e o CECALE. O projeto foi aprovado no âmbito da primeira convocatória do INTERREG V - POCTEP  2014-2020, com um orçamento total de 719.791,60 mil euros, cofinanciado a 75% pelo FEDER.

A seleção dos projetos teve lugar nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, e decorreu durante um encontro dos parceiros que incluiu a análise e acompanhamento das restantes atividades previstas no INESPO III, planificando-se com rigor as próximas ações e efetuando-se um balanço extremamente positivo às atividades já decorridas.

•   UBI
Data da última atualização: 2018-03-08