3. Doutoramento em Filosofia acreditado por seis anos

Doutoramento em Filosofia acreditado por seis anos

•   02 de maio de 2018

Curso da Faculdade de Artes e Letras recebe acreditação pelo período máximo.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O Doutoramento em Filosofia da Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditado pelo período máximo permitido por lei para o funcionamento dos cursos nacionais. Esta formação de 3.º Ciclo do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras (DCA-FAL) recebeu luz verde por mais seis anos da parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A decisão é tida como uma oportunidade para continuar a evolução do Ciclo de Estudos, como refere o seu diretor, André Barata, cumprida que está a sua primeira década de funcionamento. “Pode ser o arco temporal necessário para uma nova etapa, agora, desejavelmente, com um compromisso ainda maior de aproximação à realidade dos problemas que o tempo contemporâneo coloca à reflexão filosófica, muito especialmente nos domínios da ética, da filosofia política e das suas dimensões aplicadas, e também com maior capacidade de captação de novos doutorandos, no país, mas também fora e não apenas falantes de português”, refere o docente do DCA-FAL.

Este 3.º Ciclo é “um doutoramento central”, como define André Barata, para o projeto universitário da própria UBI. “Isto na convicção de que o doutoramento de filosofia tem um valor seminal para a própria ideia do que é um doutoramento. Não por acaso, os doutoramentos, ou 3.º ciclos, são internacionalmente designados como PhD, ou seja Philosophiæ Doctor”, salienta.

O doutoramento em Filosofia tem como objetivos assegurar uma formação de alto nível no âmbito da investigação científica, em particular no domínio da filosofia prática.

Tendo como destinatários estudantes com formação em Filosofia, o curso recebe candidaturas de diplomados em outras áreas, tendo em conta a formação filosófica e cultural adquiridas.

Os doutorandos beneficiam de uma estrutura que os coloca em contacto com os resultados mais significativos obtidos pela investigação de ponta em diversas áreas do campo do saber em que está centrado. Têm ainda à disposição o vasto acervo da Biblioteca Central da UBI e a integração nos trabalhos de investigação do Grupo de Filosofia Prática (GFP), da unidade de I&D “Comunicação, Filosofia e Humanidades”, além dos eventos científicos organizados na UBI, ou em instituições nacionais e estrangeiras.

Depois de concluído o grau, têm como saídas profissionais, entre outras, a docência nos ensinos secundário e superior, a investigação ou o desempenho de profissões que exijam competências éticas ou políticas na tomada de decisões com incidências sociais ou humanas.

Doutoramento em Filosofia | Página da UBI
Doutoramento de Filosofia | Página Própria