Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Universidade
  3. Equipa Reitoral

Equipa Reitoral

O Reitor é eleito pelo Conselho Geral para um mandato de quatro anos e é coadjuvado por Vice-Reitores e Pró-Reitores em tarefas específicas.

  • Reitor

    Img:

    António Carreto Fidalgo

    O Reitor da Universidade é o órgão superior de governo e de representação externa da Instituição, que conduz a política da Universidade e preside ao Conselho de Gestão.

    Sobre o Reitor

     

    Secretária:
    Sónia Marisa Alves Mendes
    Tel.: 275 329 172
    Ext.: 2001

     

     

  • Vice-Reitores

    Área de Concursos de Docentes, Atos Académicos e Infraestruturas

    Cabe ao Vice-Reitor para a Área de Concursos de Docentes, Atos Académicos e Infraestruturas coadjuvar diretamente o Reitor. Tem a função de nomear e presidir os júris de provas académicas conducentes ao grau de doutor e ainda de provas de agregação e de concursos inerentes ao Estatuto da Carreira Docente Universitária. Tem ainda de decidir sobre a admissão dos candidatos no âmbito dos concursos para professor auxiliar, professor associado e professor catedrático. Tem diversas competências ao nível do Conselho Coordenador de Avaliação do Pessoal Docente;
    É também o Vice-Reitor responsável por superintender os processos de equivalência e reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de licenciado, bem como aos graus de mestre e doutor.
    Faz parte das suas atribuições coordenar e desenvolver as ações relacionadas com o património construído da UBI, especificamente no que diga respeito à construção, conservação e benfeitorias dos edifícios propriedade ou posse da Universidade.
    Coordena o planeamento estratégico de infraestruturas da Universidade e os Serviços Técnicos.

    Mário Lino Barata Raposo

      

    Áreas de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais

    Cabe ao Vice-Reitor para as áreas de Ensino e Internacionalização superintender à gestão dos Serviços Académicos e coordenar as ações relativas à mobilidade, internacionalização e saídas profissionais, bem como as tendentes à captação de novos públicos para os cursos da universidade. São também suas funções coordenar e desenvolver a política de e-learning e superintender às atividades relacionadas com a ação social.

    João Manuel Messias Canavilhas

     

    Área de Investigação e Projetos

    Cabe ao Vice-Reitor para as áreas de Investigação e Projetos coordenar os programas nacionais, da União Europeia e Internacionais de investigação e desenvolvimento, promover a sua divulgação e encetar os procedimentos relativos à sua candidatura, formalização, assinatura e outros daí decorrentes, tais como a autorização de despesas orçamentadas em projetos; Dinamizar a cooperação entre a Universidade e entidades públicas e privadas, promovendo a formalização de protocolos interinstitucionais em investigação, inovação e desenvolvimento; Cabe-lhe também superintender a participação da Universidade nas redes internacionais dedicadas à avaliação das Instituições de Ensino Superior; Tem ainda como responsabilidades a coordenação do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento, prover o cumprimento das atribuições do Reitor no estipulado pelo Regulamento de Bolsas da Investigação e Bolsas Diversas da UBI, e superintender o processo de avaliação das Unidades de Investigação financiadas pela FCT.

    José Carlos Páscoa Marques

     

     

    Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social

    Cabe à Vice-Reitora para a Áreas Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social, coordenar os processos de concursos de pessoal não docente, outorgar os contratos de trabalho em funções públicas, autorizar a participação em congressos, seminários, reuniões, colóquios, jornadas e outras atividades de trabalhadores não docentes, presidir, no âmbito do SIADAP, ao conselho coordenador de avaliação da Universidade da Beira Interior, homologar as avaliações dos dirigentes e dos trabalhadores e decidir das reclamações do ato de homologação da avaliação, sempre que tenha sido o autor do ato de homologação. É também responsável por dirigir os procedimentos inerentes à cobrança de propinas e pela coordenação das atividades no âmbito da responsabilidade social.

    Anabela do Rosário Leitão Dinis

     

     

     

     

     

     

  • Pró-Reitores

    Articulação da Universidade com a Comunidade na Área da Saúde

    Manuel Carlos Loureiro Lemos



     

    Qualidade

    Ana Catarina dos Santos Carapito

     

     

     

     

     

Data da última atualização: 12-12-2014
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.