Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Erasmus+ Staff

Erasmus+ Staff

Missões de Ensino – Erasmus Staff Mobility for Teaching Mobilities (STA)

Docentes

A mobilidade de docentes é uma das missões importantes da cooperação entre instituições de Ensino Superior que tem como objetivo promover a dimensão europeia e a qualidade do Ensino Superior, junto dos estudantes que não têm a possibilidade de realizar qualquer tipo de mobilidade. A possibilidade de realizar uma Missão de Ensino ERASMUS+ representa, para o docente, uma oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional.

Considera-se uma missão de ensino de curta duração um período de docência em instituições de Ensino Superior parceiros Erasmus+ da UBI. O docente terá de ministrar aulas e participar noutras atividades integradas no programa de ensino da instituição de acolhimento. Poderá utilizar este tipo de  atividade para monitorizar alunos Erasmus+, desenvolver novos projetos de cooperação ou atividades de investigação.

Objectivos

  • Oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional;
  • Reforçar os laços de cooperação entre instituições de Ensino Superior parceiras;
  • Promover o intercâmbio de experiências profissionais e métodos de ensino pedagógicos;
  • Promover a interculturalidade.

Pré-Requisitos

A universidade de origem e de acolhimento deve possuir a Carta Universitária Erasmus+. Tanto o país de origem como o país de acolhimento deve ser um Estado Membro da União Europeia.

Destinatários

Funcionários docentes da UBI.

Duração da Mobilidade

Duração Mínima: 2 dias úteis (8 horas de lecionação ou mais na universidade de acolhimento).

Duração Máxima: 5 dias úteis (8 horas de lecionação ou mais na universidade de acolhimento).

Candidaturas

Podem candidatar-se todos os docentes da UBI que pretendam lecionar numa instituição de acolhimento parceira localizada num Estado-membro da União Europeia ou num outro país participante do Programa Erasmus+.

O Docente candidato deverá consultar na página do GISP, os acordos de cooperação bilateral existentes para poder formalizar a sua candidatura.

Formulários

Missões de Ensino:

 - Missões de Mobilidade Erasmus

- Staff Mobility for Teaching – Mobility Agreement

Critérios de seleção

A seleção e seriação dos candidatos é da responsabilidade do coordenador institucional, em função dos critérios definidos e em cumprimento das normas reguladoras do Programa. É dada a prioridade aos docentes que:

  1. Vão lecionar e/ou receber formação em instituições parceiras da UBI no âmbito de projetos institucionais;
  2. Não tenham usufruído de bolsa de mobilidade no ano letivo em curso ou no anterior;
  3. Não tenham efetuado a mobilidade, na mesma instituição de acolhimento, nos últimos dois anos, consecutivamente.

No caso do pessoal não docente, a seriação é feita em função do plano de trabalho apresentado, baseado num parecer do seu superior hierárquico.

Financiamento

A bolsa Erasmus+ concedida destina-se a cobrir as despesas da viagem e a auxiliar nas despesas de subsistência (alojamento e alimentação). O valor da bolsa é atribuído por país de destino e com base na Tabela de valores de bolsa fornecida pela Agência Nacional Erasmus+, Formação e Educação.

O montante da viagem é calculado através de uma “banda de distâncias” definida pela Comissão Europeia (consultar link).

A concessão do estatuto de docente em mobilidade não conduz obrigatoriamente à atribuição de uma bolsa, podendo ser atribuídas mobilidades “bolsa zero”.

Para se proceder ao pagamento da bolsa, o docente terá de assinar um contrato e um recibo antes de efetuar a mobilidade.

 

Mobilidade de Formação – Erasmus+ Staff Mobility for Training (STT)

Os docentes podem optar por realizar uma mobilidade Staff Training Mobility.

 

Data da última atualização: 05-09-2016
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.