FotoNome Marta Sofia Lopes Pereira Alves Professor/a Auxiliar Sector — Cargos/Funções CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial — Diretor/a do CFIUTE Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial Faculdade de Ciências Sociais e Humanas — Vice-Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia e Educação — Docente do Departamento de Psicologia e Educação NECE - Research Center for Business Sciences — Investigador NECE - Research Center for Business Sciences Diretor/a do(s) curso(s) Formação Pedagógica para Formadores — Departamento de Psicologia e Educação Unidades Curriculares Psicologia Comunitária (11784)2023 Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupos (13155)2023 Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupos (14856)2023 Relações Interpessoais e Dinâmica de Grupos (14878)2023 Psicologia Comunitária (16580)2023 Formador:sistema, Contextos e Perfil/Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (16821)2023 Simulação Pedagógica Inicial (16822)2023 Metodologias e Estratégias Pedagógicas/Avaliação de Formação e das Aprendizagens (16823)2023 Operacionalização da Formação: do Plano à Acção (16824)2023 Recursos Didáticos e Multimédia/Plataformas Colaborativas de Aprendizagem (16825)2023 Simulação Pedagógica Final (16826)2023 Publicações Científicas Mais Recentes (Informação importada da plataforma CiênciaVitae) Artigo em conferência/Conference paperAlves, Marta P.; Costa, Vitor; Cunha, Ana Isabel; Carvalho, Paula; Loureiro, Manuel J.. "Saúde mental dos estudantes do ensino superior durante a pandemia: Intolerância à incerteza e gravidade percebida como fatores de vulnerabilidade [Mental health of higher education students during the pandemic: Intolerance to uncertainty and perceive". 2023.PublishedMaria de Lourdes Machado-Taylor; João Capucho; Helena Alves; LuísMarques; Marta Alves; Eugénia Pedro. "SATISFACTION WITH HEIS: A CASE STUDY FOR PORTUGUESE CITIZENS". 2022.Eugénia Pedro; Helena Alves; João Leitão; Marta Alves; Maria de Lourdes Machado-Taylor; Luía Cerdeira; Belmiro Cabrito; et al. "LINKING HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS TO REGIONAL QUALITY OF LIFE". 2020.Fortunato, F.; Cunha, Ana Isabel; Alves, Marta; Loureiro, Manuel J.; Carvalho, Paula. "Motivações para o voluntariado e satisfação com a vida em estudantes do Ensino Superior [Motivations for volunteering and life satisfaction among higher education students]". 2020.Silva, J. P.; Loureiro, Manuel J.; Carvalho, Paula; Cunha, Ana Isabel; Alves, Marta. "Iniciativa de crescimento pessoal e satisfação com a vida em estudantes universitários [Initiative for personal growth and life satisfaction in university students]". 2020.Artigo em revista/Journal articleAlves, Marta; Alves, Helena; Pedro, Eugénia; Capucho, João. "Perceptions of higher education institutions impact on different dimensions of quality of life and residents overall life satisfaction". International Journal for Quality Research (2024)Köster, Michael; Cunha, Ana Isabel; Costa, Vítor; Alves, Marta Pereira. "Perceção de risco e comportamentos de proteção face à COVID-19 em estudantes do ensino superior: O papel mediador do medo [Risk perception and protective behaviors against COVID-19 in higher education students: The mediating role of fear]". Avances en Psicología Latinoamericana (2023) urlSofia O. Major; Marta P. Alves; Ana I. Cunha; Catarina F. Pereira; Sara Sytsma Jordan. "School-Age Child Routines: Adaptation and Validation Studies of the Portuguese Version of the Child Routines Questionnaire". Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment (2023) urlAna Isabel Cunha; Sofia Major; Marta Pereira Alves; Mafalda Coroado. "Assessing Preschool Child Routines in the Family: A Preliminary Study of the Portuguese Version of the Child Routines Questionnaire - Preschool". Journal of Research in Childhood Education (2022) urlHelena Alves; Marta P. Alves; Arminda Paço. "Antecedents of the Sharing Economy in a Pandemic Scenario: Prosocial Attitudes, Past Behaviour and Transformation Expectations". Cuadernos de Gestión (2022) urlCapítulo de livro/Book chapterDimas, Isabel D.; Rebelo, Teresa; Alves, Marta P.; Lourenço, Paulo R. "Emotions and emotional management in virtual contexts". In Handbook of Virtual Work, 164-185. United States: Edward Elgar Publishing, 2023.PublishedDimas, Isabel Dórdio; Alves, Marta; Rebelo, Teresa; Lourenço, Paulo Renato. "Team Member Satisfaction, Teamwork Management, and Task Conflict: A Multilevel Model". In Computational Science and Its Applications - ICCSA 2023 Workshops, 24-34: Springer Nature Switzerland, 2023.PublishedAlves, Marta. "Estudo dos grupos de trabalho nas organizações: A interdependência como fio condutor [Study of work groups in organizations: Interdependence as a common thread]". In Contributos da Psicologia na UBI: Da teoria à prática, 71-92. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2022.PublishedAlves, M. P. "Escala de perceção de condições desejáveis de trabalho em doentes crónicos: Estudo preliminar com doentes reumáticos e diabéticos [Self-perception measure of desirable working conditions in chronically ill patients: Preliminary study with rheumatic a", 157-186. Portugal: FPCE-UC, ESEnFC, ISCSP, 2018.Published Projectos e Financiamentos (Informação importada da plataforma CiênciaVitae) ContractUBI-Learning HUB - HUB de estímulo à aprendizagem para maximização do sucesso escolar e combate ao abandono na UBI / HUB to encourage learning to maximize academic success and combat dropout at UBI POCH-02-5312-FSE-000036 2023 - // (Ongoing)DriVE - Driving team effectiveness in blended teams FCT UIDB/05037/2020 2021 - 2022// (Concluded)NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais / Research Center in Business Sciences / UIDB/04630/2020 UIDB/04630/2020 2019 - // (Ongoing)U-Value - O impacto das Instituições de Ensino Superior na qualidade de vida das suas regiões / The impact of Higher Education Institutions on the quality of life of their regions. PTDC/EGE-OGE/29926/2017 2018 - 2021/9/30 (Concluded)Reflexo: Imagens Positivas FAPE2018-0021 2018 - 2019// (Concluded)SPEED Social Processes Empowering Entrepreneurship Development. 602644-EPP-1-2018-1-IT-EPPKA2-CBY-ACPALA 2018 - 2021// (Ongoing)C2C Chance to Change 2017-1-PT02-KA205-004070 2017 - 2019// (Concluded)VITEM A incidencia de los subgrupos y las competencias emocionales en el bienestar y el rendimiento de los equipos virtuales / The impact of subgroups and emotional competencies on the well-being and performance of virtual teams PSI2016-79351-P 2016 - 2020// (Concluded)Quero Ser Mais (Programa Escolhas) E8G-C-005 - // (Ongoing)GrantDa psicologia da motivação e da aprendizagem à renovação qualitativa do ensino / From the psychology of motivation and learning to the qualitative renewal of teaching POCTI/PSI/871/95/2ªFASE - 2003/6/ (Concluded) Interdependência, desenvolvimento e eficácia nos grupos de trabalho: Contributos para o estudo do papel da interdependência socioafetiva / Interdependence, development and effectiveness in work groups: Contributions to the study of the role of socio-affective interdependence SFRH/BD /36573/2007 - 2012// (Concluded) Contactos mpalvesðubi÷pt 275319802 275319888 4002 4088 CienciaVitae.pt