Aposta contínua na qualidade do catálogo bibliográfico

Geral   06 de fevereiro de 2019
Ficheiro com o nome: catalogo

O Catálogo Bibliográfico da UBI assume-se não só como um instrumento para a recuperação da informação de forma rápida e sem limites temporais ou geográficos, mas também uma importante fonte de serviços aos utilizadores.

A Biblioteca da UBI tem vindo a apostar no aumento da qualidade do catálogo, nomeadamente através da normalização da informação e da disponibilização de informação fidedigna, exaustiva e consistente. A título de exemplo, temos vindo a desenvolver um projeto de catalogação retrospetiva de documentos que transitaram de outros softwares para sua correção e aumento da quantidade de metadados disponibilizados; expandimos continuamente o número das publicações periódicas; iniciámos, em 2018, um projeto de verificação sistemática da qualidade de catalogação dos registos bibliográficos; apostamos fortemente na formação interna dos colaboradores e temos desenvolvido cada vez mais o ficheiro de autoridades, motivando, inclusive, a elaboração do artigo “Operacionalização do ficheiro de autoridades na Biblioteca da Universidade da Beira Interior” apresentado no 13º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalista.

Finalmente, temos vindo a explorar e a desenvolver as capacidades do software Open Source Koha colaborando com o grupo de trabalho nacional Koha (ex.: está em curso um projeto de elaboração de ajudas de contexto para o Módulo de Catalogação em UNIMARC) e a experiência da Biblioteca da UBI com o Koha foi aproveitada no âmbito da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), tendo o Koha sido escolhido para todas as bibliotecas da RIBBSE. Participamos ainda no Catálogo Coletivo da RIBBSE.