30 anos da Biblioteca nos 30 anos da UBI

Geral   29 de abril de 2016

Mensagem do Diretor da Biblioteca

Ficheiro com o nome: 30 anos bib

A Biblioteca da UBI vem por este meio associar-se, e com muito gosto, às celebrações do 30º aniversário da UBI. Ainda que 30 anos na vida de uma Universidade não sejam muitos dada a vocação secular das instituições devotadas ao Conhecimento, ao Saber e à Cultura, como são as Universidades, a verdade é que o ritmo temporal se tornou algo vertiginoso nos nossos dias e 30 anos não deixam de ser significativos.

Tal é verificável sobretudo nas transformações incríveis que as Bibliotecas sofreram neste lapso de tempo. Quem com essa idade não se lembra dos velhos arquivos de madeira ou metal, com longas gavetas com fichas de cartão ordenadas alfabeticamente por autor, por tema, por título, etc., diligentemente passados a dedo pelos funcionários e investigadores? Quem hoje através de um Samartphone entra na sua conta do Koha para renovar um empréstimo ou nas Bases de Dados que disponibilizamos on-line, rapidamente tem uma certa medida da mudança. Foi nesse sentido que, integrando-se nas Comemorações dos 30 anos da UBI, a Biblioteca organizou uma pequena e despretensiosa Exposição com alguns dos documentos e instrumentos (carimbos, fichas, arquivos, etc.) patente no Hall das salas de leitura da Biblioteca Central.

Nestes 30 anos a Biblioteca da UBI, naturalmente, passou por muitas e variadas transformações: vários espaços físicos afetos, criação de polos diferentes, passagem de muitos funcionários, alterações de processos e de procedimentos, abertura cada vez maior à comunidade, uma sala 24h x 24h aberta, etc., mas permanecem os princípios de sempre: a liberdade do acesso, embora regulado, a privacidade da utilização, o profissionalismo do serviço prestado. Todos os que fazem da Biblioteca como seu local de estudo, de trabalho ou em simples visita têm direito a uma informação plural e diversificada porque isso é essencial na construção das nossas sociedades democráticas. Plurimos anos UBI!

José Maria Silva Rosa

Director da Biblioteca da UBI