Ciência ao Café está de Volta

Faculdade   10 de abril de 2019
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS074

Na terça-feira, dia 16 de Abril de 2019, decorre na Covilhã, mais uma edição (4ª) de uma iniciativa inédita intitulada “Ciência ao Café”. O evento está agendado para o Café Bar Covilhã Jardim (fica no Jardim Público) pelas 21.00h com entrada livre e duração máxima de 45 minutos. Assume um formato de tertúlia científica, tendo como convidado o médico/investigador José Martinez de Oliveira, recentemente jubilado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
O evento que pretende trocar a "ciência por miúdos" terá como moderador o docente da FCS Eduardo Cavaco, e contará ainda com a participação dos alunos de biomédicas do programa “Start Up Research V”. Tem entrada livre e é aberto a toda a comunidade.
Uma iniciativa organizada pelo Start Up Research V, com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde, CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Reitoria da Universidade da Beira Interior, Banda da Covilhã e Café Bar Covilhã Jardim.

José Martinez de Oliveira

José Martinez de Oliveira nasceu a 12 de fevereiro de 1949. Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1974, tendo concluído a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de São João, em 1983. Iniciou as suas funções na FCS-UBI em outubro de 2004, como professor associado com agregação, no início do curso de Medicina da UBI, depois de um longo percurso na FMUP como docente e investigador, que teve início em 1977. Em agosto de 2006 tornou-se professor catedrático daquela Universidade. Enquanto investigador, integra o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI. É presidente da Comissão de Ética da UBI e da Comissão Instaladora do museu "Memórias da Saúde" da FCS-UBI e perito externo do Conselho Médico Legal. Na área clínica, percorreu os vários patamares da carreira de um ginecologista e obstetra, tendo sido, até há pouco tempo, diretor do Departamento de Saúde da Criança e da Mulher do CHCB.

START UP RESEARCH

O Start Up Research é um grupo voluntário constituído por alunos de licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior que, sob a coordenação do Prof. Doutor José Eduardo Cavaco, semanalmente se juntam, tendo como objectivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de mini-projectos científicos, organização de eventos científicos e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro.

[Ver Cartaz]