Doutoramento em Ciências Farmacêuticas

Objetivos Gerais

O 3º ciclo conducente ao grau de Doutor em Ciências Farmacêuticas tem como principal objectivo preparar profissionais que sejam dotados de aptidões ao nível do conhecimento e compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade das Ciências Farmacêuticas; profissionais capazes de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na concepção e realização de trabalhos de investigação na área das Ciências Farmacêuticas que possam contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação internacional em publicações sujeitas a arbitragem científica; profissionais aptos a analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; profissionais capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; profissionais capazes de promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Competências

Os alunos devem desenvolver competências relativas :
- aos métodos de investigação associados às Ciências Farmacêuticas;
- à capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação na área Ciências Farmacêuticas respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
- à Comunicação; ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;
- à auto-aprendizagem: ser capaz de promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Saídas Profissionais

O 3º ciclo em Ciências Farmacêuticas visa conferir uma formação avançada e especializada que possa contribuir para a consolidação da actividade profissional, de ensino e de investigação e desenvolvimento em Ciências Farmacêuticas.

Infraestruturas

A investigação científica no âmbito da Saúde é realizada no Centro de Investigação em Ciências da Saúde(CICS), que é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Existem 2 grupos de investigação numa perspectiva transversal e vertical: Hormonas e inflamação e Biotecnologia Ciências biomoleculares. Iniciou a sua actividade em 2003, desenvolvendo investigação multidisciplinar na área da Saúde e contando com investigadores doutorados em diferentes áreas de formação que vão desde a Medicina à Farmacologia, ciências Farmacêuticas, Biomedicina,a Biologia à Bioquímica, entre outras.
O CICS-UBI obteve a classificação de “MUITO BOM” na última avaliação da FCT.

Plano Curricular <

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.