Suporte

 

Helpdesk SI

Autentique-se no sistema de suporte ao Helpdesk e registe diretamente o seu incidente ou pedido, aos Serviços de Informática.

Caso tenho algum problema no acesso ao sistema contacte-nos.  

 Helpdesk SI 

 

 

 

FAQ

Perguntas frequentes

A conta UBI é criada 24 a 48 horas após a realização da 1ª matrícula e respetivo pagamento, no caso dos alunos ou através da plataforma Registo,  em qualquer outra situação.

A conta UBI é formada por um nome de utilizador/a e uma palavra-passe.

Qualquer utilizador tem a oportunidade de escolher o endereço de e-mail institucional e este será, também, usado como nome de utilizador/a.

Os antigos estudantes podem personalizar o endereço de e-mail usando o seguinte link disponibilizado no site da UBI: https://www.ubi.pt/alias. A partir do momento que se procede a esta personalização, o endereço de e-mail personalizado passará a ser o novo nome de utilizador/a.

Atualmente a forma de acesso aos serviços encontra-se em fase de transição e os serviços seguintes deverão ser, ainda, acedidos usando o formato antigo (axxxx, mxxxx ou dxxxx caso se trate de aluno de 1ºCiclo, 2º Ciclo ou 3ºCiclo respetivamente):

Todos os outros serviços deverão ser acedidos, tanto pelos novos alunos como pelos que já personalizaram a sua conta, com o endereço de e-mail:

  • Balcão Único - portal da Universidade da Beira Interior que funciona como centro agregador e distribuidor de conteúdos da UBI, de acordo com o perfil do utilizador. Os utilizadores podem consultar dados pessoais, documentos da Área Reservada da UBI e da conta Office365.
  • Área pessoal de trabalho nas salas de aula (Windows)
  • E-mail, Office 365 e OneDrive
  • Rede sem fios eduroam (Wi-fi)
  • Impressão de documentos
  • Moodle (E-learning)

A palavra-passe pode ser recuperada neste endereço https://minha.ubi.pt/Accounts/AlterarPalavraChave1.aspx

Nota: Quando a conta UBI é criada, o número do cartão de Cidadão é utilizado como palavra-passe. Esta palavra-passe é temporária e deve ser alterada de imediato. Deve ser facultado um endereço de e-mail alternativo para recuperar o acesso à conta UBI, caso seja necessário.

A Área Pessoal é um espaço de armazenamento de 200MB nos servidores da UBI que podem ser usados para guardar dados e/ou publicar uma página pessoal. Paralelamente é disponibilizado 1TB de armazenamento na nuvem através do serviço OneDrive da Microsoft.

O acesso à área pessoal é feito através dos equipamentos existentes nas bibliotecas e salas de aulas. Em equipamentos pessoais ou fora da UBI, podem ser utilizados os protocolos ssh e sftp.

A conta UBI é pessoal e intransmissível, sendo responsável pelas consequências do uso indevido e pelos dados armazenados na Área Pessoal, devendo ter especial atenção ao material sujeito a Copyright. 

Para consultar o e-mail :

  1. Aceda através do Portal minha.ubi.pt ou diretamente através do endereço https://outlook.com/owa/ubi.pt 
  2. Use as suas credenciais da Conta UBI para entrar:
    User ID: email na UBI 
    Password: Password atual da UBI
  3. Complete o registo e verifique a sua conta. 

Pode configurar o acesso

Para utilizar o sistema de impressão disponibilizado pela UBI é necessário instalar software apropriado nos computadores pessoais ou, em alternativa, utilizar a impressão web, e ter saldo positivo na conta associada ao Cartão de Identificação Universitário. O cartão pode ser carregado num dos sete quiosques disponíveis no campus.

Tabela de preços:

Preços

 

Consulte os Manuais do Sistema de Impressão

 

 

O Cartão de Identificação Universitário é um serviço gratuito e diferenciado que permite reunir num só cartão várias funcionalidades, nomeadamente:

  • Identificação como membro da comunidade académica da UBI;
  • Aceder a serviços internos existentes (impressão e cópias, empréstimos nas bibliotecas, pagamento em bares e refeitórios);
  • Controlo de acesso a bibliotecas, salas, edifícios, parques de estacionamento e outros recintos restringidos ou equipamentos.

O cartão poderá demorar até duas semanas a ser emitido. Assim que esteja disponível para levantamento, no secretariado do departamento, é enviado um e-mail ao titular do cartão a avisar. 
Mais informações: https://www.cartaoubi.ubi.pt

Para proceder à Instalação do Office 365 é necessário ter uma conta UBI operacional. Aceda a minha.ubi.pt com as suas credenciais e clique no cartão Office365.

Selecione a opção instalar o Office365, faça o download do executável e instale o software. 

Antes de iniciar a instalação verifique se tem alguma versão do Office instalada no seu dispositivo e desinstale-a.  

Para ter acesso à rede sem fios Eduroam basta ter uma conta UBI operacional. Os utilizadores da UBI têm acesso a esta rede em outras Instituições de Ensino que utilizem a Eduroam, seja em Portugal ou no estrangeiro, sem terem de alterar as configurações da rede nos seus dispositivos. 

Para configurar a rede Eduroam no seu equipamento siga as instruções em si.ubi.pt>Documentos>Wifi

Em situações pontuais (p. ex. congressos ou visitantes) pode ser pedida a criação de uma conta "convidado" para efetuar a ligação à rede Eduroam, por um período de tempo limitado. Esta conta pode ser solicitada junto dos secretariados dos Departamentos, Faculdades e GRP.

O pedido de acesso à ligação VPN pode ser realizado por docentes, investigadores e alunos de mestrado ou doutoramento da UBI. Para efetuar o pedido aceda a minha.ubi.pt>SI Formulários>Acesso VPN>Criar Pedido de Acesso VPN, preencha o formulário e clique em submeter pedido.  

No caso de alunos de licenciatura necessitarem do acesso à ligação VPN, o responsável pela UC/projeto deve fazer o pedido por email ao responsável dos Serviços de Informática justificando a necessidade da ligação. O contato de email para o qual devem dirigir o pedido é pgomes@ubi.pt. 

Para consultar as instruções de configuração ao acesso VPN aceda a si.ubi.pt>Documentos>VPN e configure o acesso VPN em conformidade com o sistema operativo do seu dispositivo. 

Recuperar ou alterar a palavra-chave / Password Recovery

PT

  1. Aceda a minha.ubi.pt;
  2. Abaixo dos campos para introduzir os dados da conta (email e palavra-chave), clique no link "Esqueceu-se da sua palavra-chave?" ou "Forgot your password?". Caso não tenha esta opção aceda diretamente ao passo 1 da recuperação da palavra-chave no seguinte endereço: https://minha.ubi.pt/Accounts/AlterarPalavraChave1.aspx;
  3. Na caixa de texto do formulário, coloque o seu email oficial da UBI e clique no botão continuar;
  4. Será notificado que foi enviado um email para o seu endereço de mail alternativo contendo uma hiperligação;
  5. Caso não tenha o Email Alternativo definido, ou, já não usa o que está definido, contacte os Serviços de Informática e peça para o redefinir; Depois volte ao passo 1;
  6. Aceda à caixa de correio do seu Email Alternativo e clique na hiperligação do email que lhe foi enviado pela UBI. Caso o email não se encontre na caixa de entrada, verifique se está na "pasta de lixo" ou na pasta do "correio não solicitado";
  7. A hiperligação abrirá uma página com um formulário onde poderá inserir uma nova palavra-chave; 
  8. Ao definir a nova palavra-chave tenha presente as regras e restrições. Especialmente as que indicam que a nova palavra-chave não pode ter partes dos nomes, email ubi ou do email alternativo;
  9. Se, ainda assim, não conseguiu alterar a palavra-chave por favor contacte o Helpdesk dos Serviços de Informática.

EN

  1. Access my.ubi.pt;
  2. Below the fields for entering account data (username and password), click on the link "Forgot your password?" or "Esqueceu-se da sua palavra-chave?". If you do not have this option, access directly step 1 of password recovery at the following address: https://minha.ubi.pt/Accounts/AlterarPalavraChave1.aspx;
  3. In the form text box, enter your official UBI email and click the button "continue";
  4. You will be notified that an email has been sent to your Alternative Email (not @ubi.pt) with a link;
  5. If you do not have the Alternative Email defined, or you no longer use the one defined, contact IT Services and ask to change it and go back to step 1;
  6. Access your Alternative Email mailbox and click on the link in the email sent to you by UBI. If the email is not in your inbox, check if it is in the "junk" folder;
  7. The link will open a page with a form where you can enter a new keyword;
  8. When defining the new keyword, keep the rules and restrictions in mind. Especially those that indicate that the new password cannot have parts of names, ubi email or alternative email;
  9. If you are unable to change the password, please contact the IT Service Helpdesk.

Palavras-passe fortes

Criação de palavras-passe únicas e difíceis de adivinhar

Palavras-passe fortes

Uma palavra-passe forte deve ser formada tendo em conta as seguintes regras:

  • 10 carateres, no mínimo;
  • uma letra maiúsculas [A-Z];
  • uma letra minúscula [a-z];
  • Um número [0-9];
  • Um símbolo como $, &, ^, ou %;
  • Evite os símbolos + ou =;
  • Não conter partes do email oficial, email alternativo, e, nomes próprios ou sobrenomes.
  • Não usar palavra-chaves anteriores.

 

Uma forma de construir uma palavra-passe deste género, é começar por um palavra que seja fácil de recordar e depois adaptar às regras.

Por exemplo, a palavra alfabeto pode ser transformada na palavra-passe ?Alf@b3t0#

 

Palavras-passe mais fortes

As palavras-passe baseadas em frases são fáceis de recordar mas, mais difíceis de adivinhar por serem longas e complexas.

Método A

Converter uma frase num acrónimo

Método B

Uma frase única

Escolha uma frase que consiga recordar e reduza-a às primeiras letras de cada palavra, acrescentando alguns números, símbolos ou pontuação.  Escolha 4 ou 5 letras e depois construa uma frase com palavras que comecem por essas letras. Acrescente números e/ou pontuação que faça sentido.

Exemplo: 

Aaeoba,56! >  As armas e os barões assinalados,56!

Exemplo:

INES > InventaNuvens!!EmSetembro8

 

 

 

Palavras-passe a evitar 

Anos e datas A palavra "Password" Referências desportivas

Exemplos:

19XX; 20XX; 20051978; ...

Exemplos:

palavrapasse; p@$$word; password...

Exemplos:

SLBenfica; FCPorto; Sporting20; ...

Nomes Informação Pessoal Sequências do teclado

Exemplos:

Animais de estimação; cônjuges; filhos; netos; celebridades...

Exemplos:

nome; data de nascimento; endereço de e-mail; N.ºde telefone; NIF; ...

Exemplos:

qwerty, asdf, 123456,abc123...

 

 

Alteração da palavra-passe

Caso tenha um e-mail secundário configurado na área pessoal, a alteração da palavra-passe pode ser rapidamente iniciada na hiperligação seguinte:

https://minha.ubi.pt/Accounts/AlterarPalavraChave1.aspx

CIÊNCIAVITAE

Com este projeto pretendeu-se possibilitar a apresentação da produção científica registada na plataforma CiênciaVitae, na página individual de cada docente de forma transparente e sem requerer mais que uma autorização na MinhaUBI.

Definições na plataforma CiênciaVitae

Após ter feito o registo e login na plataforma CiênciaVitae aceda a Definições no menu da direita.

 

Verifique se as Privacidades estão definidas como Público.

 

Como Autorizar a Importação e Apresentação da minha produção científica?

Na MinhaUBI há um cartão que permite definir as autorizações de apresentação no site da UBI.

Podem ser apresentados até 5 itens das várias categorias de outputs.

Ao autorizar a importação e apresentação da produção científica está implicitamente a autorizar que sejam também importadas e apresentadas as informações como Short Bio/Nota Biográfica, Projetos e Financiamentos ou Prémios/Awards.

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.