Objetivos Gerais
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Tendo em conta que a sociedade da informação e do conhecimento exige aos profissionais da docência uma actualização contínua e uma prática informada, refletida e reflexiva, este curso de mestrado procura responder à exigência de articulação entre teoria e prática, perspetivando a orientação pedagógica como uma atividade de construção do conhecimento através da reflexão, análise e problematização das práticas pedagógicas e do conhecimento tácito, subjacente às soluções que os profissonais encontram no acto educativo. Assumindo a perspectiva de uma epistemologia da prática (desenvolvimento dos saberes docentes como conhecimento propriamente dito), procurará operacionalizar-se a ideia dos orientadores como profissionais crítico-reflexivos, capazes de mobilizarem os conhecimentos educativos e didáticos no sentido de uma compreensão científica desenvolvida e aprofundada das situações vivenciadas nas escolas e nos sistemas de ensino, contribuindo para a sua qualidade e melhoria.
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Competências
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• Mobilizar contributos dos principais modelos teóricos em Supervisão Pedagógica; • Discutir as linhas orientadoras das políticas educativas e principais tendências de formação de professores; • Identificar, problematizar e fundamentar as principais tendências de desenvolvimento curricular; • Conceber e aplicar instrumentos de avaliação e observação de situações educativas; • Aplicar conceitos fundamentais de áreas educativas de natureza transversal; • Interpretar de forma fundamentada e crítica a produção científica em Supervisão Pedagógica. • Resolver problemas na área da supervisão e coordenação pedagógicas; • Tomar decisões fundamentadas em matéria de supervisão e coordenação pedagógicas; •Trabalhar colaborativamente; •Desenvolver uma profissionalidade reflexiva.
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Saídas Profissionais
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Assessoria Pedagógica; Coordenação Pedagógica; Gestão de Formação. |
Infraestruturas
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- Salas de aula e anfiteatros equipados com meios audiovisuais; espaços reservados para: ensino tutorial, estudo individual e trabalhos de grupo; sala de auto- aprendizagem e treino de competências transversais; - Salas de aulas de informática; - Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; - Bases de dados bibliográficos; - Licenças de software de apoio a investigação educacional (SPSS, AMOS, Nvivo); - Servicos disponibilizados pelo CIUBI: contas de acesso, correio eletrónico, área pessoal, alojamento de páginas web, rede wireless, plataforma de e-learning, impressão, acesso VPN, solucões de software, administracão de domínios, entre outros.
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