Objetivos Gerais
|
O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três recentes, mas reconhecidas, instituições académicas nacionais: Universidades da Beira Interior, do Minho e de Aveiro. Com o objetivo primordial de proporcionar aos candidatos uma visão do estado da arte sobre os avanços do conhecimento científico em Marketing e Estratégia, é um Programa de âmbito internacional único, completo e inovador, que privilegia o ensino em língua inglesa. É flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time. Estruturado em 6 semestres (180 ECTS), o Programa conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e disciplinas opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original.
|
Competências
|
Através do reforço de competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico e sua disseminação na sociedade, os estudantes do Doutoramento em Marketing e Estratégia adquirem um desempenho académico e profissional que potencia largamente a sua carreira, nomeadamente, em cargos de relevo de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, ou enquanto reconhecidos líderes e gestores da sua ideia de negócio. A aquisição de uma sólida formação teórica e empírica, com elevado grau de especialização no domínio do Marketing e da Estratégia e de cariz marcadamente internacional é a principal competência do Doutoramento.
|
Saídas Profissionais
|
O Doutoramento em Marketing e Estratégia prepara os seus alunos para o desenvolvimento de investigação de forma autónoma nas áreas de Marketing e Estratégia bem como em áreas afins, como a Gestão ou a Economia. Os graduados podem fazer carreira académica internacional em universidades ou centros de investigação. Estão também preparados integrar o quadro de empresas, sejam PME ou multinacionais, que busquem profissionais com elevadíssimo grau de especialização nas áreas do Marketing e Estratégia. |
Infraestruturas
|
O Programa inclui uma parte escolar que decorre nas universidades envolvidas de acordo com um calendário pré-estabelecido. No que se refere à UBI, as aulas decorrem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a qual tem à disposição da comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos: i) Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas; ii) Bases de dados bibliográficas on-line (http://www.biblioteca.ubi.pt/Pagina/bases-de-dados); iii) NECE-UBI, centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; iv) CEFAGE-UBI, pólo de centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; v) Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central; vi) Salas de informática com software específico (R, SPSS, Amos, SmartPLS, EViews, Microfit) e hardware atualizado; vii) Gabinetes com rede Wireless e pontos de rede; viii) Espaço de investigação WorkIn@FCSH; ix) Bar e snack-bar.
|