Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Cursos Experimentais Avançados

Cursos Experimentais Avançados

Código 10098
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(40H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Realização de atividades experimentais nos laboratórios de investigação para familiarização com as técnicas e compreensão dos conceitos necessários à aplicação de metodologias experimentais que irão ser utilizadas durante o desenvolvimento da Tesede Doutoramento. No final desta UC o estudante deve ser capaz de: - Aplicar o conhecimento científico e técnico especializado a técnicas laboratoriais avançadas na área da Bioquímica e afins. -Seguir procedimentos seguros e utilizar adequadamente o equipamento de laboratório. -Exibir comportamentos adequados na realização de técnicas laboratoriais, incluindo trabalho de equipa e capacidade de organização de tempo.
Conteúdos programáticos Conjunto de cursos de técnicas experimentais avançadas, orientados por especialistas. Com o acordo do orientador, o estudante escolhe os cursos mais adequados para o seu projeto de investigação, de modo a obter um número total de 6 ECTS. Os cursos são divulgados anualmente: Western Blot, Real time PCR, Extração e Purificação de ácidos nucleicos, Citometria de fluxo, Patch-clamp, Culturas primárias e de linhas celulares, Contractilidade vascular, Clonagem, Imunocitoquímica, Imunohistoquímica, HPLC, FPLC, Administração de compostos a animais, Cirurgia estereotáxica, estudos de citotoxicidade in vitro, Electroforese de campo pulsado, RMN, Biosensor, Estudos de metabolismo in vitro, Culturas organotípicas. Podem também ser frequentados outros cursos, considerados relevantes para o doutoramento, ministrados na UBI ou noutra instituição de ensino superior, e que tenham uma componente prática apreciável. Esses cursos deverão ser previamente comunicados e aprovados pela Comissão de Curso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O ensino desta UC será centrado no estudante, cuja participação ativa no processo de aprendizagem irá permitir um maior desenvolvimento das suas capacidades de raciocínio e autoavaliação. O professor orienta os estudantes na pesquisa de informação relevante para a realização do trabalho experimental que será integrador dos conceitos adquiridos, tanto na execução de técnicas, como na análise de dados, interpretação de resultados e resolução de problemas.
O conjunto de rotações laboratoriais e/ou outros cursos avançados escolhidos, deverá totalizar 6 ECTS.
Aprovação à UC:
O aluno deverá obter aprovação aos testes realizados para cada curso avançado que tenha frequentado.
A nota final: media ponderada de cada uma das rotações
Bibliografia principal Cada curso experimental tem referências bibliográficas específicas fornecidas pelos formadores.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.