Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Bioestatística

Bioestatística

Código 10134
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Pré-requisitos Cálculo diferencial e integral.
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Aplicar estratégias de Inferência Estatística.
No final da UC o aluno deve ser capaz de:
a) identificar problemas das ciências e tecnologias biológicas e médicas que podem ser resolvidos com estratégias de Probabilidade e Inferência Estatística;
b) construir modelos probabilísticos adequados aos problemas;
c) selecionar e aplicar estratégias de Inferência Estatística na resolução dos problemas.
Conteúdos / Programa 1. Introdução à Teoria da Probabilidade: independência e condicionamento; distribuições Binomial, Hipergeométrica, Geométrica, Poisson, Normal; momentos e Teorema Central do Limite.
2. Introdução à Inferência Estatística: estimação pelo método dos momentos; propriedades dos estimadores; intervalos de confiança; testes de hipóteses.
Bibliografia / Fontes de Informação Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Pedrosa, A. e Gama, S. (2007) Porto Editora.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas são de natureza teórico-prática com resolução, pelos alunos, de problemas de aplicação às ciências.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação periódica é constituída por dois testes cuja média superior a 9,5 dispensa o aluno da realização da avaliação final. A avaliação final é constituída por um exame.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.