Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Betão Estrutural I

Betão Estrutural I

Código 10295
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não apliicável
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular Betão Estrutural I tem por objetivo conferir conhecimentos teóricos e práticos no domínio do betão armado, de modo a capacitar os estudantes a iniciar a prática do projeto de estruturas em betão armado.
As seguintes competências são desenvolvidas nesta unidade curricular:
a) Compreender os modelos de funcionamento das peças de betão armado, enfatizando os aspetos relacionados com a sua resistência e durabilidade;
b) Compreender os critérios de verificação de segurança para o dimensionamento de elementos de betão armado;
c) Compreender a importância das características e propriedades dos materiais betão e aço no comportamento do material compósito betão armado;
d) Ser capaz de dimensionar elementos de viga e pilar de betão armado aos estados limites últimos;
e) Ser capaz de pormenorizar elementos de viga e pilar de betão armado.
Conteúdos programáticos 1. Introdução: o compósito betão armado; o projeto de betão armado; análises de elementos lineares; Normas.
2. Ações e critérios gerais de verificação de segurança: classificação e combinação de ações; estados limites; conceito de segurança, critérios de dimensionamento.
3. Materiais: classificação e propriedades do betão; classificação e propriedades do aço para armaduras ordinárias; comportamento do compósito betão armado.
4. Exigências de durabilidade do betão armado: condições ambientais; parâmetros de durabilidade; tempo de vida útil de projeto.
5. Dimensionamento de elementos lineares aos estados limites últimos: compressão e tração simples; flexão simples; flexão composta; flexão desviada; esforço transverso; torção; encurvadura.
6. Disposições construtivas de elementos lineares: ancoragens e emendas de armaduras passivas; armaduras de vigas e pilares.
7. Dimensionamento e pormenorização de problemas especiais.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas estão organizadas em aulas teóricas – T (exposição dos conteúdos programáticos, envolvendo também a apresentação de problemas teórico-práticos de pequena dimensão) e aulas práticas – PL (aplicação dos conteúdos programáticos através da resolução de problemas práticos).
A avaliação é realizada em duas fases:
- Avaliação contínua (AC): a Avaliação Contínua tem por base a realização obrigatória de um teste teórico-prático (com consulta condicionada) no dia 03/06/2020 (na aula teórica) e da possibilidade de elaboração e apresentação de um trabalho prático. Destra forma fica ao critério do aluno a realização do trabalho prático. Assim sendo a avaliação poderá ser uma das modalidades
a) Teste (75%) + Trabalho (25%)
b) Teste (100%)
- Exame final: os alunos admitidos a exame poderão realizar uma prova final teórico-prática (com consulta condicionada), com uma cotação total máxima de 20 valores.
Bibliografia principal - Oliveira L, Bernardo L, Apontamentos dos docentes para apoio à unidade curricular; UBI, (in moodle).
- Appleton, J., Estruturas de Betão, Volumes 1 e 2, Edições Orion, 2013.
- Mosley B, Bungey J, Hulse R, Reinforced Concrete Design to Eurocode 2, Palgrave MacMillan, 2007.
- NP EN 1992-1-1, "Eurocódigo 2: Projecto de Estruturas de Betão - Part 1-1: Regras Gerais e Regras para Edifícios," Março 2010.
- Montoya P. J. et al,: Hormigón Armado. 15ª EDICIÓN BASADA EN LA EHE-2008. AJUSTADA AL CÓDIGO MODELO Y AL EUROCÓDIGO EC-2 Editora Gustavo Gili S.A.
- Walther, R. et Miehlbradt,M. Dimensionnement des Structures en Béton: Bases et technologie. Vol. 7. Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, Suisse, 1990.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.