Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Análise de Circuitos

Análise de Circuitos

Código 10350
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Electrotecnia e Electrónica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Adquirir conhecimentos da análise de circuitos resistivos, capacitivos e indutivos, em corrente contínua e corrente alternada, circuitos de primeira e de segunda ordem, a sua resposta natural e forçada, a transitórios e em estado estacionário, conceitos sobre fasores, leis de Kirchhoff das correntes (lei dos nós) e lei de Kirchhoff das tensões (lei das malhas), as técnicas e os métodos de análise de circuitos lineares (método das tensões nodais e o métodos das correntes pelas malhas), equivalentes de Thevenin e de Norton e amplificadores operacionais. Adquirir e aplicar conhecimentos sobre elementos fontes independentes e dependentes, circuitos equivalentes, máxima transferência de potência e princípio da sobreposição. Saber utilizar os equipamentos de laboratório: multímetro e osciloscópio.
Conteúdos programáticos Definições de grandezas eléctricas, suas unidades e prefixos;
Leis experimentais e circuitos simples, incluindo as leis de Kirchhoff, características das fontes independentes e dependentes, lei de Ohm, dependência da resistividade relativamente à temperatura, divisor de tensão e divisor de corrente;
Técnicas de análise de circuitos, incluindo o método dos nós e o método das malhas e aspectos sobre linearidade e sobreposição;
Técnicas de simplificação de circuitos e circuitos equivalentes, transformação de fontes e circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton (incluindo a sua aplicação em circuitos em corrente alternada);
Modelação da capacidade de um condensador e da auto-indução de bobinas;
Regimes transitório e forçado em circuitos de primeira e de segunda ordem;
Resposta em Frequencia de circuitos de 1ª ordem
Análise de circuitos com amplificadores operacionais
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As horas de contacto teóricas (2h semanais) têm como finalidade explorar conhecimentos teóricos associados aos conteúdos programáticos da unidade curricular. As horas de contacto teórico-práticas (1 h semanal) têm como desenvolver conhecimentos práticos, através da resolução de problemas e exercícios práticos. Nas aulas de laboratório (1 h semanal, em média, com funcionamento por períodos de 2h, de quinze em quinze dias), desenvolvem-se trabalhos práticos laboratoriais.

A avaliação dos alunos é realizada tendo em conta a seguinte proposta: 25% Laboratórios + 35% Resolução Fichas TP + 40% [Freq. (>7.0) ou Exame]. Classificação de resolução de fichas e de trabalhos experimentais/laboratórios entregues: 9.5 (mínimo).
Bibliografia principal Allan R. Hambley, Electrical Engineering - Principles and Applications, Pearson Education, 6th edition.
Fernando J. Velez, Paulo Oliveira, Luis M. Borges e Ana Rodrigues, Curso de Electrónica Industrial, ETEP – LIDEL, Fev. 2009 (ISBN: 978-972-8480-22-6).
Richard C. Dorf & James A. Svoboda, Introduction to Electric Circuits, John Wiley & Sons, 7th edition.
Enunciados de laboratório e folhas de apoio ao laboratório.
Vídeo de introdução ao laboratório.
Séries de problemas (para trabalhos de casa).
Diapositivios (ficheiros em powerpoint).
William H. Hayt Jr. e Jack E. Kemerly, Análise de Circuitos em Engenharia, McGraw-Hill.
Shlomo Karni, Applied Circuit Analysis, John Wiley & Sons, New York, NY, USA, 1988.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.