Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Transmissão de Calor

Transmissão de Calor

Código 10354
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Esta unidade curricular não contempla estágios.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo o estudo dos diferentes modos de transmissão de calor: condução, convecção e radiação. Pretende-se que o estudante aprenda a lidar com situações reais de engenharia que envolvam a transmissão de calor.

No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: aplicar conhecimentos de transmissão de calor; identificar, formular e resolver problemas de transmissão de calor; conceber e conduzir experimentação em transmissão de calor, analisar e interpretar resultados e dados; conduzir tarefas computacionais usando programas de transmissão de calor.
Conteúdos programáticos Do programa téorico da disciplina fazem parte: introdução e conceitos fundamentais; transmissão de calor por condução (equação da difusão de calor em geometria plana, cilíndrica e esférica, regime permanente e regime transitório, e estudo das alhetas); transmissão de calor por convecção (equações fundamentais, camada limite térmica e camada limite hidrodinâmica, escoamentos externos e internos, e correlações empíricas); transmissão de calor por radiação (leis do radiamento térmico, superfícies negras e cinzentas, radiação entre superfícies, e factor de forma). A componente prática envolve para além da resolução clássica de problemas em sala, o estudo experimental e numérico de situações de transmissão de calor em ambiente laboratorial.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular apresenta duas horas de contacto teóricas e duas horas de contacto práticas. As aulas teóricas são aulas de exposição de matéria relacionada com o curso. As aulas práticas apresentam duas vertentes: acompanhamento em sala para resolução de exercícios e acompanhamento em laboratório para a execução de trabalhos experimentais e numéricos.
Bibliografia principal Bibliografia
A-texto base
Cengel, Y.A., Ghajar A. J., Heat and Mass Transfer: Fundamentals and Applications, McGraw-Hill, 6th Edition, 2020.
B- outros textos
Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. B., Dewitt, D. P., Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 8th edition, John Wiley & Sons, 2018.
Incropera, F. B., Dewitt, D. P., Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera's Principles of Heat and Mass Transfer, 8th Edition, John Wiley & Sons, 2017.
Bejan, A., Heat Transfer: Evolution, Design and Performance, John Wiley & Sons, 2022.
Disponível em pdf (PDS):
-Transmissão de calor – série de problemas;
-Transmissão de calor – material para consulta;
-Estudo experimental da transferência de calor por convecção;
-Estudo experimental da condução de calor em sólidos;
-Estudo numérico do desempenho de alhetas;
-Apontamentos de transmissão de calor.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.