Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Astrodinâmica

Astrodinâmica

Código 10392
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Aeronáutica e Astronáutica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O conteúdo programático da presente unidade curricular, Astrodinâmica, foi desenvolvido com base no perfil de conhecimentos preconizado para os alunos. O objectivo principal consiste na introdução dos conceitos fundamentais da astrodinâmica. A compreensão destes conceitos fundamentais permitirá ao alunos realizar o seu trabalho final em estudos mais avançados sobre Movimento Orbital Perturbado de uma Nave Aeroespacial e do Controlo de Orientação de um Satélite. O outro objetivo é ensinar o aluno trabalhar com fontes de informação modernos na área de Astrodinâmica.
Conteúdos programáticos 1-Introdução. Algumas características do sistema solar e da Terra. 2-Problema de 2-Corpos. Equações do movimento. Integrais do movimento. Anomalia verdadeira. Órbita do satélite. Componente radial e transversal da velocidade do satélite. Anomalia excêntrica. Equação de Kepler. Elementos de órbita. Posição e velocidade do satélite em função do tempo. Movimento elíptico, parabólico e hiperbólico. 3. - Determinação da órbita via observações da posição/velocidade de satélite. 4. - Transferências entre órbitas. Transferência de Hohmann. Transferência bi-elíptica. Trajectórias interplanetárias. Alteração do plano de órbita. 5.- Evolução da órbita. Equações de Gauss. Influência de achatamento da Terra. Impacto de atmosfera. Reentrada do satélite. 6. - Movimento rotacional do satélite. Sistemas de controlo de orientação passivos e ativos. Sensores e atuadores. 7. - Problemas atuais de Astrodinâmica. Sistemas ligados por cabos. Constelações. Voo em formação. Nano-satélites. Space debris.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas presenciais e a distância
Apresentações sobre um tema a escolha
Trabalho laboratorial em grupos
Frequência ou Exame
Bibliografia principal Howard Curtis, "Orbital Mechanics for Engineering Students", Elsevier, 2014, 768 pp.
Sarychev, V.A., “Introduction to Astrodynamics”, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 1998, pp. 98.
Chobotov, V.A. (Editor), “Orbital Mechanics”, AIAA Educational Series, 1996, pp. 447.
Hughes, P.C., “Spacecraft Attitude Dynamics”, John Wiley, 1986, pp. 564.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.