Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Placas e Cascas

Placas e Cascas

Código 10397
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Aeronáutica e Astronáutica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não tem estágio.
Objectivos de Aprendizagem Aprendizagem e compreensão das teorias e métodos de solução descritos, necessários à compreensão de problemas de engenharia nos quais componentes tipo placa e casca surjam como elementos fundamentais. Desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica através da realização de alguns trabalhos com uso de programação em FORTRAN e programas comerciais que visam o estudo de placas e/ou cascas isotrópicas e anisotrópicos.
Espera-se que com o conhecimento adquirido os alunos sejam capazes de:
- Interpretar literatura publicada sobre o assunto incluindo códigos;
- Derivar as equações fundamentais para problemas de investigação envolvendo Placas e Cascas;
- Obter soluções analíticas para Placas e Cascas;
- Ter uma noção das limitações do conhecimento em Placas e Cascas;
- Obter soluções por elementos finitos de Placas e Cascas usando programas comerciais e ter alguma noção das limitações dos elementos e como detetá-las de forma a escolherem os elementos mais adequados.
Conteúdos programáticos 1. Introdução.
2. Placas: Teoria Clássica de Flexão de Placas. Métodos de Solução incluindo desenvolvimento em Séries, Métodos de Ritz e Métodos Numéricos. Teoria de Reissner-Mindlin. Métodos de Solução baseados em Séries de Fourier e Séries de Fourier Generalizadas, métodos analíticos aproximados e Métodos Numéricos. Método dos Elementos Finitos para Placas.
3. Cascas: Deformações e Esforços em Cascas. Teoria de Membrana de Cascas de Revolução. Teoria de Flexão de Cascas Cilíndricas. Teoria de Flexão para Cascas de Revolução. Aplicações. Método das Forças para efeitos de cálculo de esforços nas ligações entre componentes tipo Casca. Método dos Elementos Finitos para Cascas.
4. Códigos de Computador para Resolver Problemas de Placas e Cascas: Escrita de códigos em FORTRAN para resolução de problemas de placas e cascas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular está estruturada em duas partes: uma parte, essencialmente, teórica e a outra essencialmente prática. Na primeira parte, as matérias são transmitidas oralmente com apoio de projeção de diapositivos multimédia, de informação complementar escrita no quadro e de exercícios resolvidos no quadro. Na segunda parte, são ensinadas algumas técnicas de programação e são desenvolvidos códigos de computador para resolver problemas mais complexos.
Bibliografia principal 1. A. C. Ugural, “Stresses in Beams, Plates and Shells”, 3rd edition, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2009. ISBN: 978-1-4398-0270-0
2. J. N. Reddy, “Theory and analysis of elastic plates and shells”, 2nd edition, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2007. ISBN: 978-0-8493-8415-8
3. J. N. Reddy, “Mechanics of laminated composite plates and shells”, CRC Press, 2004. ISBN: 0-8493-1592-1
4. J. R. Vinson, “The Behavior of Thin Walled Structures: Beams, Plates, and Shells”, Kluwer Academic Publishers, 1989.
5. V. S. Kelkar & R. T. Sewell, “Fundamentals of the Analysis of Shell Structures”, Prentice-Hall, Inc., 1987.
6. C. A. Mota Soares, “Teoria e Análises de Placas: Métodos Analíticos e Aproximados”, Relatório CEMUL M1.82.01, Jan. 1982.
7. C. M. Mota Soares, “Reservatórios sob Pressão. Análise de Tensões – Deformações”, Relatório CEMUL M4- CMMS, Jan. 1982.
8. R. Szilard, “Theory and Analysis of Plates. Classical and Numerical Methods”, Prentice-Hall, Inc., 1974.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.