Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Programação

Programação

Código 10874
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(16H)/T(32H)/TP(16H)
Área Científica Sistemas e Computadores
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Apresentar noções gerais sobre o computador seu funcionamento e sua programação. Aprendizagem da linguagem C utilizando as principais estruturas de controle e de dados.
O semestre lectivo desta unidade curricular envolve um total de 160 horas (64 horas de contacto com a equipa docente, 88 horas de trabalho autónomo por parte do aluno e 8 horas para avaliação), foi definida tendo por base os objectivos e competências a serem adquiridas pelos alunos, designadamente tendo em conta o volume de trabalho a realizar quer pelo aluno e pela equipa docente.
A estruturação das aulas faseadas em aulas teóricas – T, onde é feita a exposição dos conceitos teóricos dos conteúdos programáticos e onde também são apresentados exemplos, e em aulas práticas – PL, onde os alunos trabalham em computadores pessoais utilizando sistema operativo Unix, o que permite, de uma forma proporcionada e gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias ao longo do semestre para obter a aprovação.
A duração e a estruturação desta Unidade Curricular enquadram-se dentro do normalmente adoptado em unidades curriculares equivalentes de outras Universidades Portuguesas e Europeias.
A metodologia de ensino encontra-se centrada no aluno, que ao longo do semestre vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos, com o seu trabalho autónomo e com a ajuda da equipa docente. Desta forma, é dada particular importância à avaliação contínua que permite que o aluno possa, ao longo do semestre, demonstrar faseadamente as competências adquiridas com o seu trabalho. O aluno deverá ainda no final do semestre ter demonstrado a aquisição de um mínimo de competências para poder ser admitido ao exame final, sendo também possível que este mesmo fique dispensado desse exame se demonstrou à equipa docente ter adquirido as competências julgadas suficientes e necessárias.
Conteúdos programáticos 1 -Introdução - O que é um Computador , Características, Componentes (Hardware) , O funcionamento do Computador, O Software: – Sistemas Operativos, Linguagens de Programação e Aplicações.
2- Princípios básicos da Programação - Ciclo de desenvolvimento: escrita, compilação, teste e execução de um programa. Lógica de um programa: Algoritmo e Fluxograma.
3 -Linguagem de Programação C - Estrutura de um programa , Variável, Tipos de dados simples, Operadores, Instruções de Entrada e Saída, A Instrução de Atribuição, Instruções Condicionais, Instruções de Repetição, Tipos de Dados Estruturados, Funções.
Bibliografia principal - Apontamentos do docente (disponibilizados na página Internet da disciplina) / Lesson notes (avaliable at the discipline Internet page)
- Linguagem C , Luís Damas - ISBN: 972-722-156-4
- The C Programming Language - Second Edition, Brian W. Kernighan e Dennis M. Ritchie - ISBN 0-13-110362-8
Língua Português
Data da última atualização: 2020-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.