Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Prática Clínica

Prática Clínica

Código 10910
Ano 6
Semestre A1
Créditos ECTS 48
Carga Horária E(620H)/OT(100H)
Área Científica Ciências Médicas-Clinica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Esta unidade curricular decorre em unidades de saúde: hospitais e centros de saúde
Objectivos de Aprendizagem Os alunos são envolvidos na abordagem das situações clínicas no contexto dos serviços de saúde, nos hospitais e nos centros de saúde, tendo como objetivos:desenvolver o pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão; aplicar metodologias de investigação. avaliar as situações clínicas, pedir exames complementares, efetuar diagnóstico diferencial e negociar um plano de tratamento, prestar atendimento imediato em emergências médicas, incluindo primeiros socorros e ressuscitação, comunicar e interagir eficazmente com os doentes e os diferentes profissionais de saúde, demonstrar conhecimento dos conceitos fundamentais da prevenção da doença e promoção da saúde, aplicar os princípios éticos e legais na prática médica,considerar os aspetos psicológicos e sociais da doença, utilizar a informação e as tecnologias de informação de forma eficaz num contexto médico e aplicar princípios científicos,métodos adequados e conhecimentos integrados para a prática médica e investigação em saúde
Conteúdos programáticos Esta unidade (32 semanas letivas) inclui blocos de rotação clínica (Medicina (7 Semanas=7S), Cirurgia (7S), Medicina Intensiva (3S), Saúde da Criança (4S), Saúde da Mulher (3S), Saúde Mental (Adultos e InfantoJuvenil) (2S), Medicina Geral e Familiar/Cuidados de Saúde Primários IV (4S), e ainda seminários e estágios de Saúde Pública (ao longo do ano), cursos (um dos quis, sobre "Boas práticas terapêuticas" é obrigatório) e outras actividades incluídas no portfolio (eventos científicos ou atividades de voluntariado) à escolha.O exercício em meio clínico ocupa metade da carga horária semanal (20H), sendo deixado outro tanto tempo para auto-aprendizagem e outras atividades, como trabalho de tese de mestrado. A distribuição das tarefas é combinada diretamente entre o aluno e o seu tutor, com base num ratio tutor:aluno desejavelmente 1:1, sempre que possível. As atividades curriculares a incluir no portfolio devem ser programadas em articulação com os estágios, sem os prejudicar
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Uma vez que se pretende a vivência do aluno no exercício clínico real, a sua integração nos Serviços e o ratio são particularmente importantes para esta fase hipocrática da aprendizagem. O contacto com os serviços que evidenciam maior prevalência de situações clínicas no quotidiano da medicina generalista permite uma progressiva adaptação à vivência real. Sem perder este sentido, porém, existem actividades que permitem ao aluno a sua valorização e o enriquecimento pessoal (Portfolio) bem como outras que promovem as suas competências como em suporte avançado de vida, sobre o qual é disponibilizado um curso específico, e um outro sobre boas práticas terapêuticas. Embora a vertente conhecimento fique estrategicamente baseada no livro de referência em medicina, não é esquecida a componente prática, que tem avaliação através de mini-exames clínicos.
Bibliografia principal Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J. (2015) Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine. Elsevier Health Sciences. ISBN: 978 -1437718997. Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Los- calzo, J. (2015). Harrison’s principles of internal medicine, 19e. ISBN: 13: 978 -0071802154. Marcdante, K., & Kliegman, R. M. (2014). Nelson Essentials of Pedia- trics E -Book. Elsevier Health Sciences. 7e. ISBN:978 -1455759804. Brunicardi, F., Andersen, D., Billiar, T., Dunn, D. L., Hunter, J. G., Matthews, J. B., & Pollock, R. E. (2014). Schwartz’s Principles of Surgery, 10e. McGraw -Hill. ISBN: 978 -0071796750. Beckmann, C., Herbert, W., Laube, D., Ling, F., & Smith, R. (2013). Obstetrics and Gynecology, 7e. Lippincott Williams & Wilkins. ISBN: 978 -1451144314. Harrison, P., Cowen, P., Burns, T., & Fazel, M. (2017). Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 7e. Oxford University Press. ISBN: 978 -0198747437.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.