Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Cibercultura

Cibercultura

Código 10960
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Ensino Teórico. Para que fique explícito e estruturada a matéria para o semestre, os subtemas do programa estão associados a autores. Os alunos são avaliados com base na participação positiva na aula, comportamento, assiduidade e testes escritos.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incluem matérias no âmbito dos novos media e da cultura emergente relacionada com a web. O programa tem como objetivo dotar o aluno de capacidades para interpretar e relacionar informação sobre a cibercultura, articulando conceitos e leituras que lhe permitam compreender a cultura digital, no seu domínio comunicacional, tecnológico e social. Os conteúdos programáticos visam ainda estimular a reflexão e o espírito crítico.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à cibercultura - mindmapping e conceitos
2. Nativos digitais
3. Arquétipos de ecrãs
4. App generation
6. Cultura da convergência
5. Transmedia storytelling
7. Realidade virtual e realidade aumentada
8. Público e privado nas comunicações móveis
9. Cultura e comunicação na sociedade em rede
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Através da leitura, interpretação e comentário de textos, das sessões tutoriais, do visionamento de material audiovisual e consequente discussão, é promovida a participação no sentido de promover o desenvolvimento da sua capacidade de investigação, reflexão e argumentação. A realização de trabalhos individuais ou em grupo, na aula e fora da aula, procura estimular a autonomia e o sentido crítico. O teste escrito permitirá validar se o aluno adquiriu competências em termos de conhecimentos e compreensão dos conteúdos programáticos.
Bibliografia principal Bauman, Z. (2014). Vigilância líquida. Diálogos com David Lyon. Zahar.
Bell, D. (2001). An Introduction to Cybercultures. London: Routledge.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Dennis, E., Defleur, M. L. (2010). Understanding Media in The Digital Age. Allyn & Bacon: EUA.
Elias, H. (2007). Néon Digital: Um Discurso Sobre os Ciberespaços. Covilhã: LabCom/UBI.
Ganito, C. (2019). “Desligar da rede: A influência da cultura digital sobre a privacidade, a memória e a morte”. In Revista Electra, Nº 8. Lisboa: Fundação EDP, pp. 81-90.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. New York University Press.
Lévy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget.
Palfrey, J., Gasser, U. (2008). Born digital - understanding the first generation of digital natives. New York: Perseus.
Turkle, S. (2013). Alone Together. Why we expect more from technology and less from each other. The Perseus Books Group.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.