Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Recuperação do Património e Requalificação Urbana

Recuperação do Património e Requalificação Urbana

Código 10963
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Arquitetura
Tipo de ensino presencial
Estágios não aplicável
Objectivos de Aprendizagem O programa da disciplina pretende dar uma visão geral das várias teorias de conservação do património edificado, bem como os problemas práticos relacionados com a intervenção arquitectónica neste património.
Pretende dar-se conhecimento das linhas gerais da conservação e do restauro, dos conteúdos das cartas e convénios internacionais, da importância da protecção do Património arquitectónico no âmbito do planeamento urbanístico. Será também realizada uma introdução aos levantamentos e critérios de avaliação do edificado, bem como aos princípios da intervenção no edificado.
Conteúdos programáticos 1.0 Introdução : Patologia, Conservação de Edifícios e Protecção do Património
2.0 Protecção e Conservação do Património - por quê ?
3.0 A evolução histórica da teoria da conservação
4.0 Cartas e Convénios Internacionais e a Legislação actual Portuguesa
5.0 Os critérios da avaliação
6.0 Planeamento Urbanístico e Protecção do Património
7.0 A teoria de intervenção nos monumentos
8.0 Estudos de casos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os passos metodológicos de ensino: a apresentação da matéria programática e dos problemas relacionados pelo docente, a orientação e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa individuais ou em grupos e as observações “in situ” de patologias em edifícios ou em bairros degradados e a discussão dos resultados preliminares obtidos encontram-se directamente ligados aos objectivos da unidade curricular. As aulas teóricas/práticas e práticas/laboratoriais são complementares e permitem aos alunos a verificação “in situ” de patologias e de problemas não-técnicos relacionados com a recuperação do património construído e da requalificação urbana. Após a conclusão destes passos procede-se a elaboração do relatório de investigação ou do ante-projecto com referências bibliográficas, peças desenhadas, etc. e, finalmente, a preparação da apresentação em Power Point de 20 minutos de duração semelhante às provas de exame de mestrado.
Bibliografia principal Appleton, J.( 2003) Reabilitação de Edifícios Antigos – Patologias e Tecnologias de Intervenção, Amadora, Edições Orion.
Cabrita, A. R. et. al. (1993) Manual de Apoio à Reabilitação do Edifícios do Bairro Alto. Lx., CML, LNEC.
Cóias, V.(2009) Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios, 2ª ed., Lx., IST PRESS.
Choay, F. (1999) A Alegoria do Património, Lx., Edições 70.
Jorge, V.F. (2005) Cultura e Património, Lx., Edições Colibri.
Oliveira, M. M de (2008) A documentação como ferramenta de preservação da memória, Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta.
Tomé, M. (2002) Património e restauro em Portugal (1920 – 1995), Porto, FAUP publicações.
Warren, J. et. al. editors (1998) Context : new buildings in historic settings, Oxford, Butterworth-Heinemann.
Wlodarczyk, A. (2009) The adaptive re-use and re-integration of urban industrial areas – case studies in Covilhã(P), Zürich (CH) and Berlin (D), Berlin, Wissenschaftlicher Verlag Berlin.


Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.