Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Laboratório Multimédia II

Laboratório Multimédia II

Código 10965
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Compreender, analisar e utilizar os fundamentos da linguagem audiovisual; investigar e experimentar os procedimentos narrativos e tecnológicos da produção contemporânea audiovisual; desenvolver a criatividade e pensamento crítico na produção de trabalhos videográficos de carácter interdisciplinar.
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de dominar e utilizar os elementos fundamentais, tanto técnicos como conceituais, da linguagem audiovisual; planear e realizar trabalhos videográficos originais com uma perspectiva interdisciplinar.
Conteúdos programáticos Origens e história da imagem em movimento; fundamentos da linguagem audiovisual; contaminações arte-cinema-vídeo; cinema e spot publicitário narrativo; documentários científicos; docuficção; found footage; imagem expandida.
Desenvolvimento de projetos individuais e/ou em grupo: calendarização dos projetos nas várias fases: conceito, objetivos, realização de protótipos/provas, produção, pós-produção e exposição/apresentação pública.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Em função dos objectivos e das competências previstas para esta unidade curricular, as actividades e metodologias pedagógicas dividem-se do seguinte modo: aulas teóricas de exposição com visionamento de exemplos e discussão de casos práticos, aulas práticas de desenvolvimento de projectos (Project based learning), seminários de discussão de projectos.

Avaliação contínua baseada no desenvolvimento e apresentação de projectos, criatividade, estética e técnica. Os estudantes devem apresentar propostas de projecto. A não apresentação de propostas e/ou projectos, nas datas estipuladas de comum acordo com os estudantes, significa que o aluno desistiu.
Bibliografia principal BONET, E.; DOLS, J.; MERCADER, A. ; MUNTADAS, A.: En torno al vídeo. Gustavo Gili. Barcelona, 1980.
BONET, E.: La Instalación Como Hipermedio (Una Aproximación), in Media Culture, Barcelona, L’Angelot, 1995.
BURCH, N.: Theory of Film Practice. Princeton University Press, 1992.
BURCH, N.: La lucarne de l'infini : Naissance du langage cinématographique. L'Harmattan , 2007.
MACHADO, A.: Pré-cinemas e pós-cinemas. São Paulo, Papirus Editora: 2005.
PEREZ ORNIA, J. R.: El arte del video. Introducción a la historia del video experimental. RTVE y Ediciones del Serbal, Barcelona, 1991.
RIESER, M.; ZAPP, A.: New Screen Media, Cinema/Art/Narrative. London, British Film Institute, 2002.
RUSSETT, R.; STARR, C.: Experimental Animation. Da Capo Press, 1988.
YOUNGBLOOD, G.: Expanded Cinema. E. P. Dutton & Co., Inc. New York, 1970.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.