Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biomedicina
  4. Cursos Avançados I

Cursos Avançados I

Código 11000
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(40H)
Área Científica Biomedicina/Medicina/Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Os Cursos Avançados são cursos de especialização que são oferecidos pela UBI ou por outras instituições nacionais ou internacionais. Os estudantes poderão selecionar os cursos de acordo com a área de especialização que pretendem, no âmbito da Biomedicina, devendo estar relacionados com o projeto de tese a desenvolver, de forma a adquirir os conhecimentos adequados à área de investigação. Os objectivos gerais são:
a) Adquirir conhecimentos avançados num domínio da Biomedicina;
b) Analisar os últimos avanços científicos num domínio da Biomedicina.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
a) Aplicar os conhecimentos adquiridos na realização da actividade de investigação do projecto de doutoramento
b) Utilizar o conhecimento e as competências adquiridas para realizar experiências científicas relacionadas com o projecto de doutoramento
Conteúdos programáticos O programa oferece diferentes Cursos Avançados (CA) que o aluno pode escolher: Biologia do Envelhecimento; Imunologia Clínica; Farmacogenética e Farmacogenómica; Mecanismos Celulares e Moleculares da Neurodegeneração; Regulação do Sistema Cardiovascular; Engenheira de Tecidos; Gestão em Saúde; Endocrinologia da Reprodução; Farmacognosia e Fitoterapia; Biocromatografia; Empreendedorismo Tecnológico; Neuroendocrinologia.
Os alunos que escolham os Cursos Avançados I e II devem escolher diferentes Cursos nas duas disciplinas.
Os alunos podem também realizar outros Cursos Avançados a nível de pós-graduação em outras instituições, desde que tenham como mínimo 5 ECTS.



Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias podem variar dependendo do Curso, mas no geral o ensino desta UC será centrado no aluno, cuja participação ativa no processo de aprendizagem irá permitir um maior desenvolvimento das suas capacidades de raciocínio, de procura de informação científica, autoaprendizagem e autoavaliação. A aprendizagem é desenvolvida em pequenos grupos, com uso de recursos apropriados para autoaprendizagem e envolve a integração de informação procedente da investigação científica realizada na atualidade.
Bibliografia principal A bibliografia recomendada varia dependendo da natureza do Curso Avançado. A bibliografia em cada curso envolve a utilização de livros sobre a matéria e artigos científicos relacionados com os diferentes tópicos abordados.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.