Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Tese em Medicina 3a

Tese em Medicina 3a

Código 11034
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 30
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Medicina
Tipo de ensino Orientação tutorial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Continuar a realização do trabalho de investigação conducente à elaboração da tese de doutoramento.
Produção de materiais científicos (artigos, comunicações orais, posters, patentes).
Conteúdos programáticos Não há conteúdos programáticos formais, pois estes dependem da situação de cada aluno.
Há orientação para aquisição de competências ligadas a metodologia científica.
O progresso do aluno é monitorizado pela Comissão de Curso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os critérios mínimos referidos foram definidos pelo Conselho Científico da FCS em 26/02/2010 e são:
a) ter publicado (ou declaração de aceitação para publicação) pelo menos um artigo como primeiro autor em texto completo em revistas científicas de circulação internacional, com revisão por pares, e cumprindo os seguintes aspectos:
a. o somatório dos factores de impacto das respectivas publicações deverá ser superior ao dobro da mediana dos factores de impacto das revistas da área científica onde se insere o trabalho de investigação (não se contabilizam para este efeito as publicações sob a forma de resumo); poderão ser contabilizadas as publicações em forma de co-autoria (i.e. não como primeiro autor), em número não superior às publicações como 1° autor. Neste caso, o factor de impacto de cada revista será ajustado, dividindo o valor pelo número correspondente à posição do doutorando na lista de autores (p.e. 3° autor numa revista de fator de impacto de 6, equivale a uma publicação com fator de impacto de 2);
b. apenas serão tidas em conta as publicações em revistas com factor de impacto superior a 1, ou superior à mediana da respectiva área científica, consoante a situação mais favorável para o doutorando;
c. os factores de impacto e as respectivas medianas por área científica, que são aceites, estão disponíveis na base de dados da "ISIS/ Web of Knowledge (Journal of Citation Reports)", considerando-se os valores em vigor à data da submissão dos artigos, ou à data do pedido de aprovação a Tese 3A, consoante a situação mais favorável para o doutorando.
b) em alternativa ao exposto na alínea a), poderão ser aceites trabalhos de dissertação que tenham produzido uma patente ou resultado tecnológico que, utilizada pelo tecido empresarial, seja capaz de gerar riqueza, ou outro indicador científico que corresponda a um igual nível de exigência.

Para além dos aspectos acima considerados, para aprovação a Tese 3A, os estudantes terão ainda de ter:
a) efectuado, em relação aos resultados dos trabalhos das suas teses,
- 1 apresentação de poster em reuniões nacionais e/ou internacionais
- 1 comunicação oral em reuniões nacionais e/ou internacionais
- 1 apresentação de artigo em “Journal Club”
b) uma assiduidade de, pelo menos, 50% das sessões EADA.
Bibliografia principal Depende do contexto de cada aluno.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.