Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web
  4. Seminários

Seminários

Código 11101
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos gerais desta UC compreendem fornecer uma perspetiva direta da indústria ou de novo conhecimento em várias áreas da Informática ao estudante, através de seminários proferidos por palestrantes convidados internos ou externos à UBI.
1. Aprofundar e discutir enquadramentos teórico-práticos que contribuem para a consolidação do saber profissional
2. Analisar estratégias metodológicas nas áreas específicas do curso.
3. Criação de capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal.
4. Criação de capacidades de aprender e desenvolver soft-skills em diferentes áreas.
5. Criação de capacidades de interagir com o meio interior/exterior à comunidade da UBI.
6. Criação de capacidades de organizar, documentar e apresentar trabalhos desenvolvidos.
7. Criação de capacidades de aprender autonomamente.
Conteúdos programáticos Realização de Seminários realizados por palestrantes internos e externos à Universidade cobrindo temas em diversas áreas, não apenas específicas da Informática, mas também mais genéricas como Casos de Sucesso de Empreendorismo, Preparação de Apresentações Técnicas e Relatórios, Investigação, etc.. Os temas concretos em cada ano serão selecionados pelo regente em coordenação com a Comissão de Curso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Estão previstos 10 a 12 seminários. Cada um terá uma apresentação, seguida de discussão (ambas com cerca de 45 minutos).
A seguir a cada seminário, cada aluno deverá escrever um “relatório” - um texto de uma página, em PDF, com o sumário do que foi apresentado e discutido. Estes textos constituirão a base da avaliação da fase de ensino-aprendizagem. Todos os relatórios enviados serão avaliados e serão selecionados os 8 melhores, e cada um desses valerá 2.5 dos 20 valores totais.
Só poderão entregar os textos os alunos que tenham estado presentes na aula do seminário respectivo.
Em cada fase de Exame será permitida a submissão de 4 textos de 1 uma página sobre cada palestra apresentada durante a fase de ensino-aprendizagem.
A nota após os exames é calculada da mesma forma que é calculada para o período ensino-aprendizagem, mas incluindo agora os novos textos submetidos.
Bibliografia principal A bibliografia depende das palestras ministradas.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.