Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Plataformas de Desenvolvimento Web

Plataformas de Desenvolvimento Web

Código 11118
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Ensino presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer o que é uma plataforma de gestão e produção de aplicações web. Dar a conhecer quais os seus principais componentes, a estrutura de cada componente e ensinar a usá-los de forma integrada.
No final o aluno deverá ser capaz de comparar as principais plataformas de desenvolvimento.
Deverá ser capaz de saber justificar a escolha de uma plataforma para uma dada empresa.
O aluno deverá ser capaz de conhecer e compreender os conceitos em que cada componente de uma plataforma de desenvolvimento se baseia.
O aluno deverá saber usar uma plataforma de desenvolvimento web e ser capaz de explorar novas plataformas.
Conteúdos programáticos 1 – Aplicações para gestão de conteúdos web.
2 – Aplicações para produção de conteúdos web.
3 – Ferramentas para produção de conteúdos web.4 – Gestão de formatos.
5 – Gestão de versões.
6 – Indexação, pesquisa e recuperação de informação.
7– Construção de sites que adaptem o seu conteúdo às características de quem lhes acede.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Componente Prática - 100% da nota fi nal: Trabalho Individual (TI), o(a) aluno(a) pode ter no máximo 5 valores; Trabalho de Grupo (TG), o(a) aluno(a) pode ter no máximo 15 valores, com três momentos de avaliação obrigatórios: Relatório a incidir nos requisitos funcionais e não funcionais, do trabalho, máximo 2 valor na nota fi nal; Relatório com os mockups da Aplicação Web, máximo 3 valor na nota fi nal; máximo 10 valores na nota final. Assiduidade - máximo de 6 faltas presenciais nas aulas teóricas e/ou aulas práticas: Assiduidade (Ass) para esta unidade curricular é de aproximadamente 80%, em termos concretos, o(a) aluno(a) tem uma tolerância máxima de 6 faltas no total das aulas da unidade curricular; Por cada falta o(a) aluno(a) tem um desconto de 0,5 na sua nota fi nal. A aprovação à unidade curricular depende da assiduidade e da classi cação para o período ensino-aprendizagem: Classi cação obtida da média ponderada das classi cações obtidas nos referidos elementos: C = 0,25xTI + 0,75xTG. O(a) aluno(a) é aprovado(a) caso obtenha uma classi cação superior ou igual a 9.5 e assiduidade superior ou igual a 80% durante o período ensino-aprendizagem. Em caso de aprovação, a classi cação fi nal (CF) é o número inteiro mais próximo de C, ou seja: Se C >= 9,5 e Ass >= 80%, Então Aprovado com CF = arredondar (C). Em caso de aprovação no período ensino-aprendizagem, o(a) aluno(a) é dispensado de exame, embora possa ir melhorar a sua classi cação final em exame. Época de exames em janeiro, o(a) aluno(a) é avaliado para um total de 20 valores. A admissão a exame depende da obtenção de uma classi cação superior ou igual a 6 e assiduidade superior ou igual a 80%, ou seja: Se C >= 6 e Ass >= 80%, então Admitido a Exame, caso contrário, Reprovado. O exame (E) versa sobre toda a matéria lecionada e praticada durante o período ensino-aprendizagem, substituindo o teste de aferição de conhecimentos escrito, valendo portanto 100% da classi cação fi nal. A classi cação após exame (CE) é calculada usando a fórmula: CE = E. A classi cação fi nal à unidade curricular no fi nal das atividades letivas depende da assiduidade e da maior das duas classi caçõs C e CE: O(a) aluno(a) é Aprovado à unidade curricular se uma das classi cações C ou CE for superior ou igual a 9,5 e a assiduidade superior a 80% (faz-se notar que a assiduidade conta também para admissão a exame). Em caso de aprovação, a classi cação fi nal (CF) é o numero inteiro mais próximo da maior das duas classi cações. A classi cação fi nal será Reprovado caso ambas as notas sejam inferiores a 9.5 ou a assiduidade inferior a 80%: Se MAX(C; CE) >= 9:5 e Ass >= 78%, Então Aprovado com CF = arredondar (MAX(C; CE)), Caso Contrário, Reprovado.
Bibliografia principal Web Content Management Systems (Wcms): High-impact Strategies - What You Need to Know:
Definitions, Adoptions, Impact, Benefits, Maturity, Vendors, by Kevin Roebuck. Emereo. Pty Limited, 2011, 496 pages.
Content Management Systems (Tools of the Trade) by Dave Addey, James Ellis, Phil Suh and David Thiemecke. Glasshaus, 2002.
Content Management Bible, Bob Boiko. John Wiley & Sons, 2005, 1176 pages.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-11-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.