Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Medicinal
  4. Farmacocinética I

Farmacocinética I

Código 11130
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Capacitar os estudantes com conhecimentos gerais e específicos subjacentes à aplicação dos princípios farmacocinéticos ao processo de descoberta e desenvolvimento de novas entidades químicas candidatas a fármacos. No final da UC os estudantes deverão: delinear protocolos experimentais apropriados para a determinação de propriedades físico-químicas e farmacocinéticas de novas entidades químicas; prever o potencial de novas moléculas candidatas a fármacos com base em dados de ensaios in vitro; e integrar a informação gerada em condições in vitro para definir os ensaios in vivo a realizar nas etapas seguintes do processo de desenvolvimento não clínico de fármacos.
Conteúdos programáticos Definição de farmacocinética. Fases do ciclo geral dos fármacos no organismo: biofarmacêutica, farmacocinética e farmacodinâmica. Etapas das fases biofarmacêutica (Libertação) e farmacocinética (Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção). O papel da farmacocinética nas diferentes etapas do processo de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. A necessidade do estudo precoce das propriedades físico-químicas (solubilidade, permeabilidade) e farmacocinéticas de novas moléculas candidatas a fármacos. Os principais modelos experimentais in vitro usados para estudar e prever os processos de absorção (PAMPA, células Caco-2, células MDCK, células MDCK-MDR1, câmaras de Ussing), Distribuição (ligação às proteínas plasmáticas) e Metabolismo (microssomas, células HepG2, células HepaRG, hepatócitos) de novas moléculas candidatas a fármacos. A utilidade dos ensaios in vitro na seleção das espécies animais a usar nos primeiros estudos in vivo não-clínicos.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
- L. Sargel, S. Wu-Pong and A. Yu (2005); Applied Biopharmaceutics & Pharmacokinetics. 5th Ed., McGraw- Hill.
- B. Testa, S.D. Krämer, H. Wunderli-Allenspach and G. Folkers (2006); Pharmacokinetic Profilling in Drug Research: Biological, Physicochemical and Computational Strategies.1st Ed., Wilwey-VCH.
- European Medicines Agency Scientific Guidelines for Human Medicinal Products (Non-Clinical Guidelines)
Língua Português
Data da última atualização: 2014-06-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.