Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Medicinal
  4. Marketing Empreendedor e Alta Tecnologia

Marketing Empreendedor e Alta Tecnologia

Código 11141
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Distinguir as especificidades do Marketing Empreendedor. Usar os conceitos de Marketing e empreendedorismo para reconhecer oportunidades de mercado. Identificar o papel do Marketing em cada fase do processo empreendedor.
Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- lançar um novo projeto ou empresa;
- Conhecer as especificidades dos mercados de alta tecnologia;
- Criar, desenvolver, distribuir, promover e dar preço a produtos de alta tecnologia.
Conteúdos programáticos 1. Marketing Empreendedor: A ligação entre Marketing e Empreendedorismo; Definição de Marketing Empreendedor; A Importância económica de pequenas empresas, criação de empresas e empresas-gazela; Gestão no contexto das PME; Marketing no contexto das PME; Competências de Marketing para empreendedores; Redes para marketers empreendedores; Estudo do Mercado em mercados de alta tecnologia; Investigação em Marketing Empreendedor.
2. Marketing em contextos de Alta Tecnologia: Marketing relacional: alianças e parcerias; Estudo do Mercado em mercados de Alta Tecnologia; Compreender clientes de Alta Tecnologia; Desenvolvimento de Produtos de alta Tecnologia; Distribuição, Promoção e Preços de Produtos de Alta-Tecnologia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A aprendizagem primária desenvolvida pelos alunos está, no entanto, no campo do "saber fazer".
Não basta saber o que é um empresário, mas temos de fazer como empresário, o que os alunos fazem desenvolvendo um Negócio Real, individualmente, com produtos, clientes e dinheiro real.
A "actividade de criatividade" leva os alunos a pôr em prática as técnicas do processo criativo discutido nas aulas.
"Contar uma história" é uma actividade de narração de histórias, uma técnica cada vez mais utilizada no campo dos negócios em particular e das organizações em geral.
Com a " Role Theory" como quadro de referência, os alunos devem estudar e desenvolver histórias de empreendedores, bem sucedidos ou não.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
- Carson, D, Cromie, S., McGowan, H., & Pauric, J. (1995). Marketing and entrepreneurship in SMEs - na innovative approach. Prentice Hall International.
- Gardner, D. M., Johnson, F., Lee, M., & Wilkinson, I. (2000). A contingency approach to marketing high technology products. European Journal of Marketing, 34(9/10), 1053-1077.
- Gartner, W. (1989). "Who is an Entrepreneur?" is the wrong question. Entrepreneurship: Theory&Practice, (Summer), 47-67.
- Mohr, J., Sengupta, S., & Slater, S. (2009). Marketing of high-technology products and innovations (2ed.). Prentice Hall
- Ramocki, S. P. (2006). Essentials of creativity and creative behavior (2 ed.). Novus Publishing.
- Slater, S. F., Hult, G. T. M., & Olson, E. M. (2007). On the importance of matching strategic behavior and target market selection to business strategy in high-tech markets. Journal of the Academy of Marketing Science, 35(1), 5-17.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-06-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.