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Teoria e Metodologia do Design

Código 11143
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Proporcionar ao estudante as seguintes competências:

1.
Conhecimento de Técnicas de Som em Game Design.

2.
Aprender mais sobre a Criação de Uma Identidade de Marca (de Jogo).

3.
Aplicação de Metodologias Design Thinking e Double Diamond em Jogos.
Conteúdos programáticos 1. DESIGN
Design Thinking (Ambrose & Harris)
Double Diamond (Johny Schneider, Design Council, Thought Works)

2. GAME BRANDING E MEDIA
Criar uma Brand Identity (Wheeler)
Logótipos com Formas Básicas e Linhas (Muller e Wiedemann)
O Básico do Branding e Anatomia de Marca (Slade-Brooking)
A Geração das Apps (Gardner & Davis)
Realidade Virtual, Sujeito e Digital Media

3. SOM
Propriedades físicas do som. Escutas e significação sonora
Edição áudio: estratégias e funcionalidades. Aplicação de efeitos e trabalho com pistas
Correção de problemas, tratamento de voz, montagem sonora e mistura
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Trabalho Teórico-Pratico feito em grupo (70% da nota final). Data de entrega: 26 de NOVEMBRO. 20 PÁGINAS COM APRESENTAÇÃO, CONCEITOS, ABORDAGEM DE DESIGN, LOGÓTIPOS E MARCAS, TIPOLOGIAS DE JOGO, HISTÓRIA, TENDÊNCIAS E IMAGENS, SOFTWARE E PLATAFORMA. INCLUI-SE REFERÊNCIAS APA.

1. Trabalho Teórico-Pratico feito em grupo (30% da nota final). Data de entrega: 7 de Janeiro. Narrativa sonora para guião apresentado previamente

Os Alunos só podem faltar injustificadamente a 20% das aulas [salvo casos excepcionais].

. Comportamento: A Participação negativa do aluno, utilização de redes sociais na aula e a desestabilização da aula repercute-se em dois valores (2) a menos na nota final.

Salienta-se o uso do computador e de acesso Internet apenas para completar a aprendizagem na aula. A utilização de ferramentas digitais é feita somente com base nas indicações do docente.

Esta disciplina não contempla Exame.
Bibliografia principal PRIMÁRIAS
AMBROSE, G., Harris, P. (2010). Basics Design 08 – Design Thinking – the act or practice of using your mind to consider design. Lausanne, Switzerland: Ava Academia

BOND, S. (2012). Meet The Screens. BBDO / Proximity Worldwide / Microsoft Advertising. BBDO: New York.

COLLINS, K. (2008). Game Sound: An Introduction to the History, Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design. Cambridge, MA: MIT Press

EGENFELDT-NIELSEM, Simon; SMITH, J.H. & TOSCA, S. P. (2008). Understading videogames – the essential introduction. New York, NY, US / London, UK: Routledge.

GARDNER, H.; DAVIS, K. (2013). The app generation. how today’s youth navigate identity, intimacy, and imagination in a digital world. New Haven & London, Yale University Press [Apple iBookStore ebook] (Acesso em Novembro de 2014).

HERZ, J.C. (1997). Joystick nation. Londres, RU, Abacus (Introdução e Timeline)

MACHADO, A., (2009). Pré-cinema e Pós-cinemas. Brasil, Papirus Editora. Apple iBook.

MARTINHO, C.; SANTOS, P. & PRADA, R. (Fevereiro de 2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa, Portugal: FCA.

MARQUES, M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel/FCA ?

MULLER, J e WIEDEMANN, J. (Ed., 2015). Logo Modernism. Colónia, Alemanha:Taschen

ROGERS, S. (2010). Level Up. the guide to great videogame design. Nova Iorque, EUA: Willey & Sons (Level 1, 4-12)

SCHNEIDER, J. (February 3, 2015). “The double diamond: strategy + execution. In Thought Works. Retrieved from (Access June 2018).

SLADE-BROOKING, C. (2016). Creating a Brand Identity. Londres, RU: Lawrence King

SONNENSCHEIN, D. (2001). Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Studio City, CA: MWP

WHEELER, Alina (2013). Designing Brand Identity - An Essential Guide For The Whole Branding Team , 4th edition. John Wiley & Sons: Hoboken, New Jersey, NY.


FACULTATIVAS
ELIAS, H. (2016). Brandware - Quando as Marcas e os Meios Digitais Colidem. Austrália: Tablo. Apple iBook v
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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