Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  4. Design de Jogos Digitais I

Design de Jogos Digitais I

Código 11144
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino Teórico-Prático
Estágios Não tem
Objectivos de Aprendizagem • Introduzir de métodos para conceptualização de Jogos Digitais • Pesquisar o contexto dos utilizadores e identificação de oportunidades • Executar de técnicas criativas para geração e seleção de alternativas para o domínio de videojogos • Definir e planejar de estratégias para aquisição, retenção e monetização de utilizadores • Pesquisar repertório estético dos utilizadores • Prototipar os conceitos selecionados • Elaborar pitch final para o projecto construído
Conteúdos programáticos MODULO 1. Observação: Nesta fase da metodologia os alunos devem utilizar métodos de investigação e do Design para levantar informações sobre o contexto dos utilizadores. MODULO 2. Concepção: Introdução e aplicação de métodos criativos para geração (através de métodos como 635 Brainwrite) e seleção de ideias (Heurísticas multidisciplinares) para que os alunos sejam capazes de conceptualizar seus jogos frente às pesquisas feita na fase de Observação. MODULO 3. Configuração: Neste modulo, os alunos deverão primeiramente investigar o repertório estético de seus utilizadores e elaborar propostas visuais consistentes com o objetivo de cada projecto. MODULO 4. Planeamento e execução: Levantamento de todos os itens de Backlog a serem executados para concretização do videojogo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Para a componente de projecto, a metodologia utilizada será o Design Thinking Canvas, a qual prevê 4 estágios em sua realização que serão utilizados como referência para entregas incrementais e avaliação contínua (Observação, Concepção, Produção e Distribuição) dos projectos. A UC terá dois trabalhos práticos no formato de projeto para conceptualização e desenvolvimento de jogos digitais ou experiências gamificadas. Ao longo do cronograma de trabalho, serão entregues os resultados de pesquisas, conceitos, especificações, assets e executáveis dos jogos, os quais serão avaliados segundo o rigor metodológico e qualidade do material apresentado. Além disso, será feito também um outro trabalho no formato de artigo/ensaio em tema relacionado ao Game Design. Como último critério, também será avaliada a participação de cada aluno ao longo do semestre de forma a respaldar o envolvimento e interesse dos mesmos pelos tópicos apresentados. A distribuição desses itens se dará da seguinte forma: • Projeto em equipa (50% da nota final): este deve ter entre 2-3 integrantes e são avaliados pelo rigor metodológico e inovação da proposta de jogo, coerência com o conceito e maturidade da solução final enquanto jogo executável. • Seminário e ensaio individual sobre tópico em Game Design (30% da nota final): explorar algum tópicos relacionados à área de game design , devendo constar: uma apresentação: (15 min) e a entrega de um ensaio ou artigo (5-9 páginas). • Participação nas aulas e sessões de trabalho (20% da nota final): neste item serão avaliados a assiduidade e a qualidade da participação apresentada ao longo das sessões.
Bibliografia principal Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84.

Baxter, M. (2000). Projetos de Produtos. Guia Prático Para o Design de Novos Produtos (Edição: 2a). Edgard Blucher.

Berg, B. L. (2001). Qualitative research methods for the social sciences (4th ed). Boston: Allyn and Bacon.

Cooper, A. (2004).?The inmates are running the asylum:[Why high-tech products drive us crazy and how to restore the sanity]. Indianapolis, IN, USA:: Sams.

Cross, N. (2000). Engineering design methods: strategies for product design (3rd ed). Chichester?; New York: Wiley.

Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue ocean strategy: from theory to practice.?California Management Review,?47(3), 105-121.

Neves, A. (2014). Design Thinking Canvas. GDRLab - UFPE. https://dl.dropboxusercontent.com/u/1889427/designthinkingcanvasV2.pdf

Patton, M. Q. (2002). Qualitative Research & Evaluation Methods.

Salen, K., & Zimmerman, E. (2004).?Rules of play: Game design fundamentals
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.