Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  4. Empreendedorismo Tecnológico

Empreendedorismo Tecnológico

Código 11148
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial. Classroom teaching.
Estágios Não aplicável. Not applicable.
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo e o processo de criação de empresas, potenciar no discente competências e atitudes que fomentem o espírito empreendedor, visando a criação de novas empresas, bem como, a geração de novos negócios e projetos em empresas/instituições existentes. Transmitir conhecimentos sobre plano de negócios, desenvolver no estudante uma série de competências e atitudes que estimulem reflexão crítica sobre o modelo de negócio. Pretende-se, fomentar a realização do Plano de Negócios. Os alunos irão avaliar um conceito de negócio e escrever um bom plano de negócios.
Conteúdos programáticos I – Da ideia ao plano de negócio: Processo empreendedor II – Estratégia e competitividade da empresa III – O marketing e o estudo de mercado IV – Estudo da viabilidade económico-financeira V – Proteção da propriedade intelectual
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação da unidade curricular terá duas componentes: a) Avaliação individual através de 1 Frequência: 30% b) Avaliação colectiva de cada grupo de trabalho através do Plano de Implementação do Negócio – 70%, sendo: b1) Relatório final escrito, referente ao Plano de Implementação do Negócio + Diagnóstico Estratégico da StartUP- 55% da nota final b2) Apresentação oral do Plano de Implementação do Negócio e PITCH - 15% da nota final CAContinua= 0,30x Freq+ 0,55x Plano negócio+ 0,15x apresentação PN + Pitch CExame= 0,30x Exame+ 0,55x Plano negócio+ 0,15x apresentação PN + Pitch
Bibliografia principal Ferreira, Manuel, Reis, Nuno, Serra, Fernando (2009), Marketing para empreendedores e Pequenas empresas, 2º Edição, Lidel. Ferreira, Manuel, Santos, João, Serra, Fernando (2008), Ser Empreendedor, Edições Sílabo. Hisrich, R. Peters; M. Shepherd, D. (2005): Entrepreneurship. Empreendedores, 6ª Edição McGraw-Hill, Madrid. Osterwalder, A., e Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Wiley. com. Sarkar, S. (2013). “Empreendedorismo e Inovação”, 3ªEdição. Escolar Editora, Lisboa. Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã pp. 23-41. ISBN: 978-972-8790-17-6. Thompson, A.; Strickland, A. e Gamble, J. (2008) Administração estratégica, 15ª Edição, McGraw-Hill Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.