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Laboratório de Guionismo e Planificação

Código 11149
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O aluno deve dominar os conceitos fundamentais da narratologia e ser capaz de analisar com profundidade a evolução dos processos de narração ao longo da história dos media. Espera-se que o estudante seja capaz de identificar e analisar fórmulas, modelos e padrões característicos dos processos de narração em meios digitais. O aluno deve possuir as competências e conhecimentos básicos que permitam a conceção e desenvolvimento de narrativas interativas.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Narratologia Clássica 1.1. Modelos narratológicos clássicos 1.2. Narratologia Formalista e Estruturalista 1.3. Narrativa e Meio 1.4. Novas tendências da narratologia 2. Narratologia Digital 2.1. O texto lúdico e a narrativa interativa 2.2. Agência, interatividade e plot 2.3. Novas estruturas narrativas 2.4. A Narrativa Transmediática 3. Laboratório de Narrativa Interativa 3.1. Mundo Narrativo 3.1.1. Existentes 3.1.2. Eventos 3.2. Modelos de narração 3.2.1. Linearidade e Multilinearidade 3.2.2. Enredos, Campanhas e Níveis 3.3. Guião, planificação e sequência cinemática 3.4. A bíblia narrativa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Sessões de Contacto: a) Sessões de contacto teóricas a) Sessões de contacto teórico-práticas c) Sessões de contacto de orientação tutória Avaliação: a) Conceção e desenvolvimento da componente narrativa para um videojogo ou ficção interativa (trabalho de grupo c/avaliação contínua) b) Elaboração de um artigo científico sobre a narrativa num determinado jogo, série de jogos ou género. A unidade curricular recorre a metodologias de ensino contínuas, que incentivam a participação ativa dos alunos e permitem que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos.
Bibliografia principal Crawford, C. (2005). On Interactive Storytelling. United States of America: New Riders. Murray, J.(1997). Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in the Cyberspace. Cambridge: MIT Press. Ryan, M (2006). Avatars of Story. Bibliografia secundária (facultativa) Aarseth. E. J. (1997). Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore and London: John Hopkins University Press. Nogueira, L. (2008). Narrativas Fílmicas e Videojogos. Covilhã: LabCom. Wardrip-Fruin,N. & Harrigan, P. (Eds). (2004). Firts Person Shooter: New media as story, performance, and game. United States of America: The MIT Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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