Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais
  4. Laboratório de Guionismo e Planificação

Laboratório de Guionismo e Planificação

Código 11149
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Dominar técnicas gerais de Guionismo para cinema/jogos.
2. Elaborar um guião para uma curta-metragem ficcional.
3. Elaborar a sinopse e a nota de intenções para uma curta-metragem
4. Enquadrar e articular o guião com as restantes etapas da criação de um filme.
5. Desenvolver o espírito crítico na avaliação de textos literários e cinematográficos.
6. Trabalhar e cooperar com os colegas de turma, de forma honesta e construtiva.
Conteúdos programáticos 1. O guião
1.1. Definições, caraterísticas e problemas.
1.2. A autoria de um filme.
1.3. Qualidades de um bom guionista.
1.4. Da linguagem escrita à linguagem visual.
2. A apresentação de um argumento cinematográfico ficcional
2.1. Do guião literário ao guião técnico.
2.2. Normas e programas de formatação.
3. As etapas da escrita de um guião
3.1. Onde encontrar ideias e como registá-las.
3.2. Como testar uma ideia.
4. Estruturar as ideias
4.1. O paradigma de Syd Field.
4.2. Atos I, II e III.
4.3. A teoria de Joseph Campbell.
5. As personagens
5.1. Como criar uma personagem credível.
5.2. A tipologia.
5.3. A empatia.
5.4. Caraterização.
6. O conflito
6.1. Narração, história e enredo.
6.2. Tipologia do conflito.
6.3. Tipos de desenlace.
7. O trabalho de revisão
7.1. Etapas.
7.2. Rever o conteúdo e o estilo.
8. Os documentos de enquadramento: “tag line”, “log line”, sinopse, a nota de intenções.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Dossier Bíblia Narrativa (Exercício Coletivo e Individual): 40%
2. Conceito, Ideia e Desenvolvimento de Bíblia Narrativa (Avaliação Contínua) : 25%
3. Artigo (acompanhada de apresentação oral) sobre narrativa num jogo ou género (Individual): 35%
Bibliografia principal Adelman, Kim. The Ultimate Filmmaker's Guide to Short Films. Studio City: Michael Wiese, 2009.
Comparato, Doc. Da criação ao guião. Lisboa: Pergaminho, 2003.
Cooper, Pat, and Ken Dancyger. Writing the Short Film. 3rd ed. Burlington: Focal, 2005.
Edgar-Hunt, Robert, John Marland, and James Richards. Screenwriting. Lausanne: AVA, 2009.
Field, Syd. The Definitive Guide to Screenwriting. London: Ebury, 2003.
Frensham, Ray. Screenwriting. London: Teach Yourself, 2003.
Mancelos, João de. Introdução à escrita criativa. Lisboa: Colibri, 3ª ed. 2011.
Mancelos, João de. Manual de escrita criativa. Lisboa: Colibri, 2012.
Nogueira, Luís. Laboratório de guionismo. Covilhã: Labcom, 2010.
Parent-Altier, Dominique. O argumento cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
Tobin, Rob. The Screenwriting Formula. Cincinnati: Writer’s Digest, 2007.
Trottier, David. The Screenwriter’s Bible: A Complete Guide to Writing, Formatting and Selling Your Script.
Beverly Hills: Silman-James P, 2010.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.