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Usabilidade e Experiência de Utilização

Código 11151
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ergonomia
Tipo de ensino Aulas de natureza teórico-prática.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Conhecer as característica intrínsecas do jogador através do seus comportamento de interação, do pensamento individual, coletivo e do envolvimento sistêmico com as exigências físicas e cognitivas dos jogos digitais. Aprender a lidar com diversas ferramentas e técnicas de contato como a observação, inquirição, listas de verificação, técnicas heurísticas e entre outras, capacitando os alunos para a materialização de soluções mais eficientes e centradas no utilizador. Como resultado, esta disciplina forma futuros profissionais em desenvolvimento de projetos de artefactos digitais com elevado nível de usabilidade e controle da experiência na utilização.
Conteúdos programáticos Promover a discussão dos principais tópicos ligados a área da User Experience em quatro módulos: MODULO 1. Características do Design de Interação: Prever, explorar e problematizar cenários futuros; pensar através de esquiços e conceitos abstratos; preocupações Éticas, Estéticas, Culturais, Funcionais e Técnicas. MODULO 2. Metodologias para o Design Centrado no Utilizador: Norma ISO 9241- 210;Criação e avaliação de interfaces através de card sorting, focus group, análise da tarefa, fluxograma, criação de “personas”, entre outras. MODULO 3. Heurísticas para jogos digitais: Conceito, vantagens e desvantagens das heurísticas de usabilidade; Aplicação das heurísticas de usabilidade para avaliação e desenvolvimento; Discussão de trabalhos desenvolvidos no âmbito da utilização de heurísticas para jogos digitais. MODULO 4. User experience: Conceitos, diferenças entre Usabilidade e User Experience e métodos de avaliação. A psicologia das emoções; emoção cognição e cognição emoção do jogador.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas baseadas na exposição/explicação teórica de exemplos reais com suporte audiovisual;
• Debates com base em exemplos reais e experiências dos alunos;
• Realização de exercícios direcionados a utilização dos métodos de geração e avaliação de alternativas (brainstorming, focus group, card sorting, thinking aloud, cognitive walking through, heurísticas);
• Trabalho em equipas de desenvolvimento e avaliação de propostas para interfaces gráfica em ambiente multimédia utilizando a metodologia de UCD;
• Pesquisas em repositórios para apoio teórico;
• Acompanhamento na realização de projetos utilizando a metodologia de UCD e com base na norma técnicas ISO 13407.
Bibliografia principal Bernhaupt, R. (2010). Evaluating User Experience in Games: Concepts and Methods. Springer London. ISBN: 978-­-1-­-84882-­-962-­-6

Preece, Jennifer, Rogers, Yvonne, e Sharp, Helen (2013). Design de Interação: Além da interação homem-computador. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman. ISBN : 8582600062

Shneiderman, Ben e Plaisant, Catherine. (2009) Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. 5ª edição. Pearson Addisson Wesley.
ISBN: 0321537351

Tidwell, Jenifer (2011). Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, O'Reilly. ISBN: 9781449379704
Tullis, Thomas e Albert, William (2008). Measuring the user experience, Morgan Kaufman. ISBN: 0123735580

Bibliografia de apoio:
Será oportunamente indicada aos alunos uma Bibliografia de apoio altamente especializada, de acordo com os temas escolhidos pelos alunos e em estreita articulação com o docente.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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