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Metodologias de Investigação e Seminários

Código 11152
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O objetivo principal desta Unidade Curricular é a promoção de abordagens a temas específicos em contexto específico da investigação e a interpretação de suas implicações no âmbito dos Seminários do Curso entretanto frequentados, sensibilizando os alunos para as reflexões em torno de questões epistemológicas e de outros conceitos afins que relevam para a solidez e coerência de um processo de investigação. Um tal objetivo consubstanciar-se-á na redação de um projeto, que será concitado no/pelo contacto com os Seminários, que assumirá a forma de paper, embrião da dissertação, estágio ou projeto.
Conteúdos programáticos A concretização das competências globais que a UC pretende promover obrigará à discussão dos seguintes tópicos, que surgem infra sumariamente coligidos e organizados em módulos:
MÓDULO 1: Competências básicas – Exercícios de pesquisa bibliográfica; Conceção, estruturação e apresentação de trabalhos monográficos sobre temas e questões previamente definidos.
MÓDULO 2: Competências epistemológicas – Cientificidade na investigação 1. Conceitos e problemas: Epistemologia e Cientificidade. O tema do “método”.
MÓDULO 3: Competências científicas transversais – Mobilizar recursos, saber aproveitar oportunidades com base em atitudes comportamentais ativas na relação direta, gizada em contexto de Seminário, com empresas e as diversas parcerias do Ciclo de estudos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação será desenvolvida em três atividades principais, com os respectivos pesos para avaliação final:
Apresentação de um texto sobre metodologia científica (30%);
Desenvolvimento de projeto de investigação que servirá como embrião temático da futura dissertação, que deverá contemplar quatro itens fundamentais: plano de trabalho para o segundo ano com cronograma, desenho metodológico e lista de referências bibliográficas e sua adequação ao tema da investigação (70%).
Tendo em conta os objectivos eminentemente práticos e laboratoriais desta unidade curricular, nela não haverá exame teórico final.
Bibliografia principal Bell, Judith, Como Fazer um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva, 2004. Eco, Umberto, Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença, 2010. Mira, Feliciano de. (2019) Ao Correr do Olhar - Desafios para uma Epistemologia Poética. Editora Almedina-CES, Série Literatura e Arte nº5, Coimbra. Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (1993) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Trajetos, Lisboa Nunes, Sedas.1976, Questöes Perliminares das Ciências Sociais, GIS,Lisboa Muratovski, G. (2015). Research for designers: A guide to methods and practice. Sage. Nota: Será indicada bibliografia específica para os campos temáticos de cada módulo.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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