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Metodologias de Investigação e Seminários

Código 11152
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O objetivo central desta Unidade Curricular é a realização de abordagens temáticas específicas dos processo de investigação cruzando-as com outros conhecimentos e saberes. Deste modo procura-se que os alunos reflitam em torno de questões epistemológicas e conceptuais das ciências sociais, que participam no processo de investigação e na redação de um documento, embrião da dissertação, estágio ou projeto.
Para tal é necessário explorar autores, fontes, imagens e seguir procedimentos. Saber delimitar o seu objecto e campo de estudo, efetuar a reflexão e a análise aos conteúdos, fazer a estruturação da investigação e redacção de documentos dentro das regras da produção científica.
Conteúdos programáticos A concretização das competências globais que a UC passa pela discussão dos seguintes tópicos, organizados em módulos:
MÓDULO 1: Epistemologias, Teorias e Metodologias. Paradigmas e Complexidade. Princípios Epistemológicos aplicados na Investigação em Ciências Sociais. Teorias de investigação. As diferentes formas de conhecimento sobre a realidade. A diferenciação entre investigação dedutiva e indutiva. A ligação entre as perspectivas científica e projetual.
MÓDULO 2: Pergunta de partida e definição da problemática . O estado da arte, a escolha do tema. A formulação de hipóteses e variáveis. A utilidade das citações
MÓDULO 3: A ligação entre objectivos e a definição teórica e metodológica da investigação. A trabalho de campo na investigação: recolha de dados. A análise de dados quantitativos e qualitativos. A abordagem projectual na investigação: imaginação, criatividade e experimentação.
MODULO 4: A apresentação documental dos resultados de pesquisa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino seguida centra-se em práticas de intervenção aplicadas.através de exercícios que colocam os alunos em situações associadas à apresentação de um projecto de pesquisa para a dissertação de mestrado, relatório ou projecto.
Tendo em conta os objectivos eminentemente práticos e laboratoriais desta unidade curricular, não haverá exame teórico final, tendo a avaliação centrado-se na ponderação dos resultados efectuados pelos alunos em dois momentos do processo de ensino-aprendizagem..
Bibliografia principal Mira, Feliciano de. (2019) Ao Correr do Olhar - Desafios para uma Epistemologia Poética. Editora Almedina-CES, Série Literatura e Arte nº5, Coimbra.
Muratovski, G. (2015). Research for designers: A guide to methods and practice. Sage.
Muratovski, G. (2010). Design and Design Research: The Conflict between the Principles in Design Education and Practices in Industry. Design Principles & Practice: An International Journal, 4(2).
Blessing, L. T., & Chakrabarti, A. (2009). DRM: A Design Reseach Methodology (pp. 13-42). Springer London.
Boeijen, Annemiek van, Jaap Dalhuizen, Jelle Zistra, and Roos van der Schoor, eds. 2014. Delft Design Guide. Amsterdam: BIS.
Koskinen, Ilpo, John Zimmerman, Thomas Binder, Johan Redström, and Stephan Wensveen. 2011. Design Research Through Practice: From the Lab, Field, and Showroom. Waltham, Massachusetts: Morgan Kaufmann.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (1993) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Trajetos, Lisboa


Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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