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Arte de Conceito para Jogos Digitais

Código 11153
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino [PT] Aulas de laboratório teórico-práticas.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Domínio: Das fases da Concept Art no game design, animação, cinema de ficção, vídeo-clips, ilustração e publicidade; Aprender sobre desenho de representação e de (re-)criação de: personagens, figurinos, cenários, adereços, climas, objetos, veículos
Conteúdos programáticos 1. Universo da Concept Art através do visionamento do trabalho de concept artists sobre as várias fases de produção; 2. Exercícios orientados ao domínio das várias fases da Concept Art usando o desenho (à vista, desenho de desenhos e de imagens), suas ferramentas (desenho monocromático e a cores) e o Diário Gráfico como suporte de eleição: 3. Desenho de representação/ cópia/ (re-)criação de: a) personagens (humanas/ animais/ humanoides/ criaturas/ figurinos/ objetos de extensão do corpo humano/ penteados); b) cenas de interação entre personagens; c) cenários, arquiteturas, adereços, objetos, veículos; d) signos cinéticos e onomatopeias gráficas; e) integração dos personagens e sua interação em cenários - execução de pranchas; f) execução de storyboards.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A apresentação das várias actividades e a sua discussão, permitem desenvolver capacidade de oralidade, domínio do código da Concept Art e dos critérios estéticos associados à mesma assim como detetar estratégias para aperfeiçoamentos. A avaliação qualitativa das várias atividades traduzir-se-á em: F (falhou), em que: A (20 valores); B (18-19); C (16-17); D (14-15); E (10-13).
Bibliografia principal AA.VV.(2006)D'artiste: Concept Art Ballistic Media.
AA.VV(2013)Matte Painting 3 Ballistic Publishing.
EAGLE, E.(2013)Pastel Painting Atelier: Essential Lessons in Techniques, Practices, and Materials Watson-
Guptill.
GHERTNER, Ed(2010)Layout and Composition for Animation Focal Press.
HAMPTON, M.(2009)Figure Drawing Design & Invention Michael Hampton.
HOGARTH, B.(2003)Dynamic Anatomy/(1991) Dynamic Light and Shade/(1989) Drawing the Human Head/(1996)
Dynamic Figure Drawing/ (Ed.) Watson-Guptill.
MATTESI, N.D.(2006)Force: Dynamic Life Drawing For Animators;(2011)Force: Animal Drawing: Animal
locomotion and design concepts for animators. Focal Press.
MCVITTIE, A., DAVIS, P.(2013)The Art of Watch Dogs Titan Books.
NICOLAIDES, K.(1969)The Natural Way to Draw: A Working Plan For Art Study Houghton Mifflin Company.
STONEHAM, B.(2010)How to Create Fantasy Art for Video Games: A Complete Guide to Creating Concepts,
Characters, and Worlds Barron's Educational Series.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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