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Design de Jogos Digitais II

Código 11155
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Jogos
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem - Apresentar fundamentos de jogos e de Game Design
- Introduzir o papel do Game Designer e sua importância dentro do desenvolvimento de videojogos
- Entendimento da estrutura em times de desenvolvimento de videojogos
- Métodos e artefactos pertinentes ao domínio do Game Design
- Conceptualizar, planear e prototipar um videojogo
- Apresentar tópicos relevantes no estado da arte em Game Design
Conteúdos programáticos MODULO 1. Fundamentos em game design: este módulo visa introduzir aos alunos os conceitos básicos , nomeadamente: definição do conceito de jogo, jogo enquanto experiência com significado, estrutura de um projecto de videojogo e papel do game designer.
MODULO 2. Conceptualização e Prototipação: neste módulo serão apresentados os componentes mais importantes em um documento de Game Design bem como os métodos criativos .
MODULO 3. Estado da arte em Game Design: este módulo terá como missão explorar tópicos avançados em Game Design de forma a despertar o interesse dos alunos pela contribuição científica a partir da análise crítica do estado da arte. Temas sugeridos: gamificação em ambientes corporativos, objetos educacionais gamificados, engenharia reversa em game design, agilidade e game design, lean startup para game studios.
MODULO 4. Level Design: Introdução aos elementos na definição de um level.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação será composta por 3 componentes:
1. Elaboração e apresentação de artigo individual em um tema relacionado ao Game Design no desenvolvimento de videojogos (30% da nota final)
2. Elaboração de um documento de game design para jogo próprio em equipa (30% da nota final)
3. Desenvolvimento de um videojogo em equipa (40% da nota final)

OBS: UC sem exames.
Bibliografia principal Salen, K., & Zimmerman, E. (2004). Rules of play: Game design fundamentals. MIT press.

Rogers, S. (2014). Level Up! The guide to great video game design. John Wiley & Sons.

Fullerton, T. (2014). Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. CRC press.

Koster, R. (2013). Theory of fun for game design. " O'Reilly Media, Inc.".

Schell, J. (2014). The Art of Game Design: A book of lenses. CRC Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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