Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Metodologias e Técnicas de Investigação

Metodologias e Técnicas de Investigação

Código 11322
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Design de Moda
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Metodologias e Técnicas de Investigação visa exercitar as competências necessárias ao delineamento de um projecto de investigação, tendente à progressiva autonomização dos doutorandos, enquanto Designers e investigadores em Design. Para tal, fomentar-se-á o rigor, o sentido crítico, a assertividade discursiva, a capacidade expositiva e a ética académica através da compreensão e aplicação de metodologias e técnicas de investigação relevantes no domínio do Design e de outras artes projectuais, performativas e interactivas, quer se trate de investigação de cariz teórico, tendo o Design por objecto, ou de base prática, tendo o Design como princípio e fim do conhecimento.
Conteúdos programáticos 1. Definições. Ciência e senso comum. Relação entre Arte, Ciência e Academia. Investigação sobre e através do Design. O Design na confluência das Humanidades com a Tecnologia.
2. Abordagens à Investigação (por acção, estudo de casos, levantamento conceptual-analítico, investigação experimental, para o projecto, orientada à avaliação de artefactos). Tipos de resultados.
3. Fases do Processo de Investigação.
4. Design através da Investigação (design by research) e Investigação através do Design (research by design).
5. Publicação de resultados e revisão por pares. Regras de escrita científica. Validade e repetibilidade dos processos de investigação. Parcerias. Ética no Design.
6. Metodologia. Problemática. Programa e Projecto. Campo, objecto e tema. Tese, Ensaio e Projecto. Tipologia de fontes. Regras e técnicas de observação e análise. Questões, hipóteses e analogias. Lógica indutiva, dedutiva. Experimentação. Normas de referenciação, formatação, apresentação, publicação e exibição.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologia de ensino fundamental será tanto expositiva como participativa. Num primeiro momento, a metodologia a adotar passará por uma fase de apresentação dos conteúdos teóricos e respectivas referências em seminários, através do fomento do debate e da crítica, tanto dos arguementos como do processos e métodos de investigação em, para e através do Design, tendo em vista a validação dos resultados da actividade de investigação.
Posteriormente, assumirá uma carácter activo-participativo, em que competirá aos estudantes analisar exemplos de investigação relatada em revistas científicas da especialidade do curso, com revisão por pares, e apresentá-la posicionando-a face à taxonomia e tipologia estrutural apresentada na UC, sob a forma oral e escrita.
Cada aluno/a desenvolverá (a) uma recensão crítica sobre um artigo ou um produto de Design, a discutir em grupo na perspectiva metodológica, e fará (b) um esboço de um plano de investigação ou de um plano de trabalho prático, que incidir
Bibliografia principal ARCHER, B. (1995). The nature of research. Codesign, Interdisciplinary Journal of Design (January), 6–13.
BROUWER, J.; Mulder, A.; Nigten, A. (2005). Research and Development in Art. Rotterdam: V2/NAI.
BROWN, T, et alli (2011). En torno a la investigación artística. Barcelona: MACBA/UAB.
CRESWELL, J.W., (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 2nd ed., Thousand Oaks, California: Sage Publications.
FEYERABEND, P. (1988). Against Method. London: Verso
FRAYLING, C. (1993). Research in Art and Design. London: Royal College of Art.
JÄRVINEN, P.(2004). On a variety of research output types. Tampere: University of Tampere.
KRIPPENDORFF, K. (2005) The semantic turn: a new foundation for design. New York: CRC Press.
KNOWLES, G.J. (2008). Handbook of the arts in qualitative research: Perspectives, methodologies, examples, and issues (511-525). Thousand Oaks, CA: Sage.
LAUREL, B. (2003) Design Research – Methods and Perspectives. Cambridge, MA., MIT-Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-02-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.