Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Branding da Moda

Branding da Moda

Código 11324
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária T(45H)
Área Científica Gestão e Design Têxtil
Objectivos de Aprendizagem 1- Consolidar conceitos e técnicas no processo de construção da marca, na componente de criação, estratégia e avaliação.
2 - Conhecer o estado-da-arte associado ao Branding de Moda, desde as teorias, modelos, métodos e técnicas, quer do ponto de vista teórico quer do ponto de vista prático para o desenvolvimento de projetos e/ou componentes do projeto de investigação.
3 - Adquirir conhecimento das tendências e áreas emergentes do sector da indústria têxtil e vestuário e das Marcas de Moda a nível nacional e internacional.
4 - Conhecer, compreender e estudar casos de sucesso (estudo de caso).
Conteúdos programáticos 1 Branding de moda: consolidação de conceitos e elementos da marca e estratégias de branding global de moda.
2 A cadeia de valor global da moda e das Marcas.
3 Análise de acontecimentos marcantes associados a conceitos de: ThinkBranding;
Emocional Branding; Co-Criation; Brand Storytelling; Brand Equity; Brand attitude; Brand sense; Brand Love; Co-Branding; Ethical Branding; Brand Activism; Brand Engagement e Branding and social media.
4 Teorias, modelos, métodos e técnicas de investigação aplicados a Branding de Moda. Análise de artigos de revistas científicas de referência.
5 A marca de moda enquanto conjunto agregado e complexo de valores psico-sociais, culturais e económicos. As marcas de moda no consumo de significação.
6 A relação da marca com o seu mercado: concorrência e competitividade no mercado de moda. A diferenciação da marca de moda. O posicionamento de mercado nacional e inter..
7 A construção da marca de moda na atualidade e seu lançamento. Estudo de casos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino-aprendizagem é ativa e cooperativa, incentivando a pesquisa autónoma e interpretação de informação e a discussão, centrando no aluno o estudo de casos como forma de procura de possíveis alternativaspara estratégias e planos de ação e os trabalhos experimentais.
A metodologia pedagógica assenta na definição, pelo professor, de um percurso de aprendizagem teórica e prática, composto pela indicação da bibliografia e de um conjunto de casos e outros documentos, preferencialmente enquadrados em projetos das Unidades de I&D associadas ao curso. Os trabalhos, teóricos e práticos, são apresentados em forma de relatório e discutidos oralmente.
A metodologia de avaliação baseia-se na satisfação dos objetivos de formação pela aprendizagem. A avaliação de conhecimentos assenta no desempenho dos alunos na elaboração dos relatórios e nas apresentações e discussões orais
Bibliografia principal Aaker, D. (2012). Building strong brands. Simon and Schuster.
Costa, Joana. (2013) Los 5 pilares del branding: anatomia de la marca. Editora Universitat Jaume I
Coelho, Carlos (2007) Portugal Genial. Bertrand Editora
D’Arienzo, William (2016) Brand Management Strategies: Bundle Book + Studio Acess Card. Bloomsbury
De Chernatony, L., McDonald, M., & Wallace, E. (2011). Creating powerful brands. Routledge.
De Chernatony, L. (2010). From brand vision to brand evaluation: the strategic process of growing and strengthening brands. Routledge.
Gobé, Marc. (2010) Emotional Branding. Allworth Press, US
Herrera Fernandez, Eduardo; Inurritegui, Leire F. (2018). Histórias Que Marcam. Editora Gustavo Gili
Hancock II, Joseph H.. Brand/Story (2016) Cases and Explorations in Fashion Branding. 2ND Edition. Bloomsbury
Joseph H. Hancock II, et al. (2014) Global Fashion Brands. Style,Luxury and History. Intellect
Base de dados UBI/UMINHO de Revistas Científicas da área. https://www.b-on.pt/
Língua Português
Data da última atualização: 2022-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.