Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade
  4. Média e Sociedade

Média e Sociedade

Código 11332
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem No seu conjunto, esta unidade curricular procura desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa relativamente ao campo dos media e à comunicação mediática. São objetivos desta unidade curricular:
- Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e ação social.
- Considerar as características dos media e do sistema de media no respetivo contexto.
- Situar o desempenho dos media e o agir via media como vetor de mediação social e potenciador de oportunidades.
- Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes aspetos da vida social.
- Relacionar media tradicionais/novos media.
- Desenvolver capacidades de pesquisa, de formulação e apresentação de reflexão e problematização próprias.
Conteúdos programáticos Aprofundamento teórico e analítico de temáticas relacionadas com a definição do lugar e papel social dos media no tempo contemporâneo.
Temas específicos:
1. Comunicação, media e mediação;
2. Media, mediação e poder simbólico;
3. Informação, conhecimento, entretenimento;
4. Media, sociabilidade e comunidade;
5. Media, públicos e audiências;
6. Media, consumo e identidade;
7. Media, opinião pública, política e democracia;
8. Media, inovação e mudança social;
9. Media, jornalismo e jornalistas.
Bibliografia principal CARON & CARONIA (2007), Mobile communication in everyday life, Montréal: McGill U Press;
CHOMSKY, Noam (2013), Occupy, Lisboa: Antígona;
COWHEY & ARONSON (2009), The Political Economy of Innovation, MIT Press;
CROTEAU & HOYNES (2005), Corporate Media and the Public Interest, Pine Forge;
HEINICH, Nathalie (2012), De la visibilité. Excellence et singularité en régime médiatique, Paris: Gallimard;
JONES, J. (2004), Entertaining Politics, Rowman & Littlefield;
LASH & LURRY (2007), Global Cultures industry, Polity;
MANOVICH, Lev (2010), Le Langage des Nouveaux Médias, Dijon: les Presses du Réel;
ORNEBRING, H. et al (2004), “Tabloid Journalism and the Public Sphere”, In: Journalism Studies, 5: 3, Sage;
RAMONET, Ignacio (2011), L’Explosion du journalisme. Des médias de masse à la masse des médias, Paris: Galilée;
REBELO, José (coord.), (2011), Ser Jornalista em Portugal, Lisboa: Gradiva.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.