Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas
  4. Ética Aplicada

Ética Aplicada

Código 11411
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem A UC de Ética Aplicada tem como objectivo geral fomentar a reflexão acerca das questões implicadas no conceito de “Comunicação Estratégica”. No final, o aluno deverá ser capaz de:
a) Identificar, diferenciar e caracterizar os principais tipos de ética;
b) Avaliar problemas éticos à luz de diferentes perspectivas;
c) Discutir a relação entre ética e comunicação;
d) Identificar as situações que exigem uma ética aplicada à comunicação estratégica;
e) Pronunciar-se, no contexto da ética profissional e da deontologia, sobre as práticas associadas à comunicação estratégica.
Conteúdos programáticos 1. Propedêutica
1.1. Da distinção ou da relação entre ética e moral
1.2. Ética, direito e deontologia
1.3. Características do discurso ético
1.4. Tipologia ética
1.4.1. Ética das virtudes
1.4.2. Éticas deontológicas
1.4.3. Utilitarismo

2. Ética Aplicada e Deontologia
2.1. O conceito de ética aplicada
2.2. Características e funções dos códigos deontológicos
2.3. Ética profissional e deontologia da Comunicação
2.3.1. A ética aplicada à Publicidade e às Relações Públicas
2.3.2. Códigos deontológicos no âmbito da Comunicação
2.4. Ética empresarial: a responsabilidade social das empresas
Bibliografia principal BLOWFIED M. & MURRAY A. (2008), Corporate responsibility: a critical introduction, Oxford: Oxford University Press.
CHOMSKY N. (2002), Media control, New York : Seven Stories Press.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS (2001), Livro verde, Bruxelas: Comissão Europeia.
CORTINA A. (2003), Razón pública y éticas aplicadas. Los caminos de la razón práctica en una sociedad pluralista, Madrid: Tecnos.
DAVID M. D. & LAMBOTTE F. (2014), «Entre discours, actions et éthique: pour une proposition de méthode d’analyse de la légitimité des stratégies de communication de RSE» in Revue Internationale Communication sociale et publique, www.ricsp.uqam.ca.
DAY J., DONG D. & ROBINS Q. (2001), “Public relations ethics. An overview and discussion of issues for the 21st century” in R. L. Heath (ed.), Handbook of public relations, CA: Thousand Oaks, pp. 403-409.
FITZPATRICK K & GAUTHIER C (2001), “Toward a professional responsibility theory of public relations ethics” in Journal of Mass Media Ethics, 16 (2&3
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.